Institucional

MINASPETRO, 50 anos de lutas e vitórias

No ano de 2014 o Minaspetro completa 55 anos de existência. É uma história que começou em 1959, quando foi assinada a Carta Sindical. Os poucos Revendedores que fundaram a então Associação do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Belo Horizonte puderam, afinal, realizar a primeira Assembleia Geral da entidade.

Sem nenhum recurso, a Associação teve que se instalar em seus primeiros anos no edifício Acaiaca, na Avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte, onde dividia a sala 1.215 com o Sindicato dos açougueiros. Mas o número de Associados cresceu, o serviço também, e houve a necessidade da mudança para a avenida Brasil, esquina de Rua Timbiras, onde era usada parte de uma antiga casa.

A última sede alugada pelo Sindicato foi na Avenida Bernardo Monteiro: pela primeira vez utilizava um imóvel só para ele. Mas o crescimento contínuo e a necessidade de ter um patrimônio e diminuir o gasto com o aluguel deram início à luta pela aquisição da sede própria. Com muito sacrifício e colaboração de Associados e amigos de Associados o Minaspetro finalmente conseguiu realizar seu sonho em julho de 1985, quando comprou a primeira sede na Rua Cristina, bairro Santo Antônio, um ponto nobre de Belo Horizonte. Até que em 2005 adquiriu a sede atual, localizada na Rua Amoroso Costa, bairro Santa Lúcia, na capital.

Em 1980, a Associação havia se transformado em Sindicato dos Revendedores de Belo Horizonte, e três anos depois passou a ser o órgão de representação de todos os Revendedores do Estado, adotando o seu atual nome – Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais – Minaspetro.
Hoje, os Associados do Minaspetro – cerca de 1640 – podem afirmar, com orgulho, que pertencem a um dos Sindicatos mais bem estruturados do Brasil – criou Regionais em todo o Estado, várias delas com escritório montado e atendimento jurídico-trabalhista próprio. Fortalecido politicamente nos dois últimos anos da década de 90, o Sindicato conseguiu finalmente se fazer respeitado em todo o País e criou condições para lutar e garantir importantes vitórias para a Revenda de Minas Gerais.

Missão:
Defender e orientar a categoria, liderando a comunidade empresarial com influência no desenvolvimento do estado.

Visão:
Ser um referencial estratégico para as empresas associadas, exercer uma política inovadora junto ao setor, medir e planejar resultados futuros.

Valores:
Respeito; honestidade, ética, transparência, trabalho em equipe, clareza, agilidade e autossustentabilidade.