4 motivos para ter uma loja de conveniência em seu posto de combustível

4 motivos para ter uma loja de conveniência em seu posto de combustível

Hambúrguer, refrigerante, cerveja, batatas chips e outros produtos do segmento dificilmente seriam encontrados em um posto de combustível décadas atrás. Hoje, porém, a realidade é outra e as lojas de conveniência estão cada vez mais presentes no Brasil, embora estima-se que apenas 17,4% dos postos tenham esse tipo de comércio.

Segundo especialistas, o crescimento das lojas de conveniência só tende a aumentar em todo o país nos próximos períodos. Mas por que abrir um negócio como esse é uma boa ideia para um posto de combustível? Acredite, motivos não faltam. Vamos listar alguns deles para você. Confira!

Aumento das vendas

Nos últimos anos, vimos que o governo facilitou a compra de carros baixando impostos, como o IPI. Em decorrência disso, o número de carros circulando pelas cidades aumentou e, consequentemente, a quantidade de pessoas que frequentam postos de abastecimento também cresceu.

Os estabelecimentos que vendem combustíveis e oferecem outros serviços e produtos tornam-se mais atrativos para os clientes, pois esses economizarão tempo podendo resolver várias tarefas em um lugar só.

Uma loja de conveniência contribui para o aumento das vendas em geral do posto, levando em consideração que os interesses do público podem estar atrelados aos dois estabelecimentos.

Maior probabilidade de fidelização do cliente

Como dito anteriormente, um posto de combustível que oferece uma maior quantidade de serviços tende a ser referência para o cliente. Outro positivo desdobramento disso é a fidelização desse consumidor que, com certeza, optará por um posto em que pode além de abastecer, comprar um sanduíche para o seu filho e até mesmo sacar dinheiro em um caixa 24 horas.

Clientela garantida

Pesquisas apontam que a classe C, a com mais ascensão financeira no Brasil nos últimos anos, enxerga com bons olhos as lojas de conveniência e sente-se à vontade para consumir no local. O número de mulheres que frenquentam e consomem nestes estabelecimentos também tem aumentado consideravelmente.

Esses dois fatores assimilados ao fato de que postos de combustível usualmente têm bom trânsito de pessoas garantem uma freguesia alta ou pelo menos um relevante número de clientes em potenciais para lojas.

Venda rápida: menor espaço e mais clientes

Uma das características essenciais de lojas de conveniência é que as vendas são realizadas rapidamente. As pessoas não entram nesse tipo de comércio para ficar durante muito tempo, salvo raras exceções. Elas escolhem, pegam o que querem, pagam e saem.

Esse formato de compra resulta em pontos positivos para todos os lados. Primeiro, como há muito movimento, mas pouca permanência é possível construir uma bela loja em um espaço pequeno – em média, as lojas de conveniência têm 60 metros quadrados – e mesmo assim fazer o cliente se sentir à vontade.

A venda rápida também traz ótimas oportunidades, tanto para a loja quanto para o posto, pois muitos clientes optarão por abastecer em um posto que tenha uma loja de conveniência por causa da velocidade da venda. Se uma pessoa quer comprar uma garrafa de vinho às 19h, por exemplo, e está atrasada para seu compromisso, ela com certeza gastará menos tempo em uma loja de conveniência do que em um supermercado.

Agora que você já conhece bons motivos para abrir uma loja de conveniência em seu posto de combustível, gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto. Utilize o campo de comentários abaixo e continue acompanhando nossas dicas aqui no blog!

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