Como comprar um posto de combustível

Comprar um posto de combustível pode ser um ótimo negócio, com boas taxas de retorno, mesmo com os percalços que todo empreendimento possui.

Entretanto, antes de partir para negociação, é preciso ter muita cautela na hora de avaliar o posto que adquirirá — não basta levantar capital e ter alguns dados superficiais sobre o estabelecimento. É fundamental que o empreendedor preste atenção em alguns pontos importantes para não ter dor de cabeça nem passar por situações desagradáveis em um futuro próximo.

Se você quer ingressar no mercado e ter sucesso, veja as nossas dicas de como adquirir um posto. Acompanhe!

Fique atento aos números financeiros

Os indicadores financeiros são fundamentais para provar se a aquisição será um bom ou mau negócio. Esses números mostram, basicamente, quanto o estabelecimento faturou e suas projeções de quanto pode faturar.

É relevante ter atenção aos dados referentes a receitas, custos operacionais e despesas. Verifique a folha de pagamento, os investimentos, o faturamento e o lucro bruto, líquido e operacional, além do capital de giro.

Analise também o LMC (Livro de Movimentação de Combustíveis) do estabelecimento. O documento, que é obrigatório nos postos, mostra a entrada e saída dos combustíveis comercializados e ajuda no controle de arrecadação do ICMS. Assim, é possível ter uma estimativa de venda do negócio por mês e quanto ele poderá gerar de faturamento.

Não se esqueça de fazer esse levantamento em todo o posto. Isso significa estender a pesquisa a outros subnegócios que o local possa ter, como uma loja de conveniência, uma banca de jornal, um lava a jato ou serviços de troca de óleo, por exemplo.

Analise a localização ao comprar um posto de combustível

A localização de um posto é um fator-chave que pode determinar seu sucesso ou fracasso. É um ponto que não pode ser desconsiderado de forma alguma!

Sabendo disso, verifique se o estabelecimento tem uma localização que favoreça a chegada e saída dos clientes, se está próximo a locais de obras (o que impacta no volume de tráfego e, logo, na quantidade de clientes que poderão acessar o posto).

Também veja se o estabelecimento está localizado em uma região ou avenida com vários outros postos, ou ainda se tem alguma restrição ou particularidade naquele local.

O posto precisa ter uma localização estratégica, com um bom movimento e tráfego, mesmo se for dentro da cidade, para que você não só fidelize clientes como também conquiste novos.

Observe a infraestrutura do posto

Durante a visita ao posto de combustível que deseja investir, dedique um tempo para observar a infraestrutura. Estabelecimentos velhos ou equipamentos ultrapassados necessitarão de reformas e trocas — esse investimento é necessário não apenas por questões de segurança, mas também para oferecer qualidade aos consumidores.

Verifique itens como tanques subterrâneos de armazenamento e bombas de combustível, calibrador de pneus e qualquer outro equipamento que será utilizado. De forma geral, também cheque a parte elétrica e estrutural a fim de detectar infiltrações ou qualquer outro problema. Tudo deve estar em ordem.

A reforma pode ser uma boa oportunidade para melhorar o local e torná-lo mais lucrativo em um futuro próximo. No caso de postos com bandeira de uma grande distribuidora, é possível obter ajuda no financiamento dessa obra.

Procure analisar o histórico do empreendimento

Ao comprar um posto de combustível, o interessado precisa olhar com muito cuidado para o histórico do estabelecimento que pretende adquirir. Não observar esse ponto pode trazer grandes problemas, já que o novo dono vai herdar complicações que sequer tinha conhecimento.

Portanto, veja qual é a situação do posto diante de órgãos como a prefeitura, secretarias de meio ambiente e, especialmente, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Confira se tudo está em dia com os procedimentos da entidade e se há a licença da agência.

Solicite informações sobre o pagamento de impostos estaduais, federais e trabalhistas (FGTS e previdência social, por exemplo). Não se esqueça ainda de ver se o posto tem dívidas com fornecedores ou distribuidoras.

Tenha atenção com a segurança

Imagine que você montou um posto de combustível e contratou excelentes funcionários para prestarem um serviço de alto nível para o público-alvo. Com certeza, é uma ótima iniciativa para expandir as vendas.

Porém, isso apenas vai surtir os resultados esperados caso haja um investimento em segurança do trabalho. É fundamental fazer com que os colaboradores adotem os procedimentos e os equipamentos ideais para evitarem acidentes.

Procure, também, sinalizar os locais de entrada e de saída do posto. Dessa maneira, você vai diminuir a possibilidade de os motoristas fazerem alguma manobra perigosa, que possa provocar alguma colisão.

Outra medida relevante é avaliar a possibilidade de contratar uma empresa de segurança para o seu negócio. Embora isso aumente os custos, é uma forma de garantir mais tranquilidade para os colaboradores e prevenir assaltos.

Alguns postos instalam câmeras para identificar os que entram e saem do local. Essa medida é uma forma de contribuir com o trabalho da polícia para localizar criminosos. Além disso, pode ajudar a reaver o dinheiro e outros itens roubados.

Esteja atento aos aspectos legais

A preocupação com a segurança, inegavelmente, deve ser uma das prioridades de um empresário ao comprar um posto de combustível. E, como mencionamos, também é válido constatar se o empreendimento está dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Para estar em dia com as regras desse órgão regulador é necessário seguir alguns itens. Um deles é verificar se o posto está adquirindo combustíveis de revendedores credenciados. Do contrário, o estabelecimento não pode vendê-los aos consumidores.

Também é fundamental observar se empreendimento está autorizado a prestar outros serviços, como calibragem de pneus, lavagem dos automóveis, troca de óleo e lubrificação. Com o aval da ANP, essas atividades podem ser oferecidas aos clientes.

Antes de adquirir o posto, é recomendado que o empresário veja se o empreendimento não tem pendências com a Receita Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Justiça do Trabalho.

Investir em um negócio com a situação regularizada facilita bastante o processo de pensar em estratégias para conquistar os clientes e ter um foco na melhoria contínua dos serviços.

Conte com uma consultoria especializada

Mesmo que você já tenha uma experiência no segmento de postos de combustíveis, é interessante pensar, com carinho, na possibilidade de pedir apoio a uma consultoria especializada.

Essa ação pode ajudá-lo a analisar uma série de fatores, como concorrência, estratégia de marketing, política de preços e ofertas de serviços diferenciados (loja de conveniência, parcerias com outros negócios etc.).

Uma consultora também pode ser útil para a escolher o melhor local para investir em um posto de combustível e adotar os procedimentos mais adequados para contratar e engajar os colaboradores.

Quanto mais conhecimento um empresário conseguir sobre o setor de atuação, maiores são as possibilidades de obter sucesso com o investimento. Hoje, estar bem informado é vital para atingir bons resultados no mundo corporativo.

O investimento em um posto deve ser feito com muito planejamento e bom senso. Afinal, exige recursos financeiros, noções sobre as normas ambientais e estratégias para conquistar os consumidores.

Para você comprar um posto de combustível e consolidar uma posição de prestígio no mercado, entre em contato com a equipe da Minaspetro. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e prestar um atendimento de alto nível!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!