Como prevenir meu posto de combustível de assaltos?

Como prevenir meu posto de combustível de assaltos?

Não há como negar. Infelizmente, os postos de combustível são alvos constantes de ladrões e assaltantes. Entretanto, é possível que o empreendedor consiga aumentar a segurança em seu estabelecimento a partir de algumas práticas medidas de prevenção.

Que tal ficar por dentro de algumas dicas sobre o assunto? Acompanhe:

Instale um sistema de monitoramento por câmeras

Um sistema de câmeras é um artifício que funciona bastante para inibir os assaltos na maioria dos ambientes, não só nas residências, mas também em empreendimentos como um posto de abastecimento.

Além disso, no caso extremo de algum funcionário ser agredido ou ter mercadorias e dinheiro levados por ladrões, o sistema de câmeras poderá ser importante para que a polícia identifique os malfeitores.

Invista em uma boa iluminação

Ladrões preferem sempre a facilidade. Eles só vão investir em um assalto onde há segurança reforçada e boa vigilância se acharem que a empreitada vale muito a pena. Por isso, se o local estiver bem iluminado, a sua equipe será capaz de observar com mais atenção o fluxo de pessoas nas imediações e as movimentações que acontecerem dentro do posto.

Evite guardar muito dinheiro dentro do posto

Crie uma rotina de retirada de dinheiro do posto ao longo do dia. Algum funcionário ou o próprio gestor deve ficar encarregado de levar maços para fazer depósitos na conta corrente da empresa ou criar outro sistema de anteparo com essa finalidade.

Não deixe dinheiro guardado em um cofre interno ou dentro do escritório do posto. Se um assalto for inevitável, os ladrões levarão pouco dinheiro da empresa.

Tenha mais cuidado na contratação de funcionários

Busque referências das pessoas que vão integrar sua equipe de funcionários antes de fechar as contratações. Além disso, sempre mantenha um cadastro minucioso sobre frentistas e demais empregados, a fim de que sejam facilmente localizados.

Essas talvez sejam as principais táticas para evitar que os funcionários arquitetem desvios e esquemas de roubo mancomunados com pessoal externo.

Oriente os frentistas sobre o recebimento de dinheiro

Muitos clientes pagam com cartões de crédito ou de débito. Mas os pagamentos em dinheiro (ou em cheques) ainda são bastante comuns. Para qualquer um dos casos, a empresa deve ter um padrão a ser seguido, visando proteger também os clientes.

Não é conveniente, por exemplo, que o consumidor se afaste do carro, deixando-o aberto, para ir a um ponto afastado para colocar a senha na máquina de cartão.

Se o recebimento for em dinheiro, é preciso que os funcionários o coloquem no cofre do posto a partir de certa quantia acumulada nos bolsos.

O que fazer caso o assalto aconteça

Se mesmo com todos os cuidados acima o posto for assaltado, oriente os funcionários a não reagirem aos ladrões e a manterem a calma o máximo possível. Instrua-os a observarem as características dos assaltantes o quanto puder, como voz e atributos físicos, além das particularidades dos carros ou motos que usarem eventualmente no episódio. É preciso ligar o quanto antes para a polícia e acionar logo em seguida o seguro do posto.

A estratégia mais eficaz para evitar assaltos no posto de combustível é não ser negligente e deixar claro que os assaltantes encontrarão muito poucas oportunidades para se dar bem em seu empreendimento.

Seu posto já sofreu algum assalto? O que você fez para se prevenir de novas ações? Comente com a gente as suas experiências e continue acompanhando nossas dicas especiais para gestores!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “Como prevenir meu posto de combustível de assaltos?”

  1. Juliana disse:

    Trabalho em um posto e ele é assaltado frequentemente, e sempre pedimos que os funcionarios não fiquem com valores altos no bolso, temos a boca de lobo para jogarem o dinheiro para dentro, porém toda vez que assalta eles aparecem com valores altos em roubo.
    Gostaria de saber se é contra a lei fazer um comunicado interno obrigando-os a ficar com pouco dinheiro em caixa? e se vcs tem um modelo para me ajudar.

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!