Como definir metas de vendas para seu posto de combustível?
Para que uma empresa possa crescer de forma segura e continuada, é importante que o gestor ou empreendedor elabore metas de vendas bem recortadas, treine sua equipe para se ajustar à estratégia do negócio e acompanhe os resultados de seu grupo de funcionários.
Trabalhar as metas de vendas em um posto de combustível é muito importante, pois os colaboradores entenderão o que você espera deles e aonde deseja levar o empreendimento. Tal iniciativa não só facilitará o exercício de gestão e liderança, mas também estimulará o aumento de vendas de combustíveis e dos demais produtos do posto. Mas você sabe como fazer isso? Quer descobrir dicas para definir metas de vendas? Leia este post e saiba mais sobre o assunto:
Escolha um ticket médio
Você sabe o que é ticket médio? Essa métrica, muito importante para seu negócio, consiste no valor médio atingido pelas vendas do estabelecimento. Sua fórmula é simples: pode-se obter o ticket médio a partir da divisão do volume de vendas alcançado no mês (ou em outro intervalo de tempo) pelo número de vendas do período. Isso indica a lucratividade do seu posto e vai abrir caminho para que se pense em estratégias para fazer com que determinados grupos de clientes comprem mais.
Defina metas de vendas claras e bem definidas
Para se chegar a algum lugar, é preciso não só saber qual a direção para onde se quer seguir, mas também como chegar lá. Os frentistas e outros membros da equipe têm de reunir todas as informações necessárias para colocar em prática as estratégias de venda da empresa, por isso a importância enorme dos treinamentos e de uma exposição clara do que cada um deve fazer, ou seja, as responsabilidades de cada cargo ou função.
Avalie a concorrência e o mercado
Você precisa de conhecer sua atividade e o mercado onde está atuando. Com isso, você entende o que seus concorrentes têm feito para atingir seu público-alvo e qual sua posição no mercado, percebe o percentual de crescimento do negócio e consegue ter base para prever a viabilidade de expansão para os anos seguintes.
Quando se conhece bem tal cenário, as metas de vendas se tornam mais realistas — e metas irreais podem acender frustrações e colocar tudo a perder. É preciso apostar em metas ousadas, mas que possam ser atingidas.
Lembre-se sempre de que a livre iniciativa e a livre concorrência são princípios básicos que devem ser respeitados e preservados em qualquer situação. Por isso, jamais discuta preços, estratégias comerciais ou quaisquer outros dados concorrencialmente sensíveis com seus concorrentes. O mercado é livre e qualquer tentativa de interferir na formação dos preços pode ser considerada infração da ordem econômica, sujeitando o revendedor a sérias penalidades.
Entenda seu índice de crescimento nos últimos anos
Antes de determinar a expansão que se pretende atingir nos próximos períodos, é conveniente entender a fundo o quanto sua empresa cresceu nos anos anteriores. Veja como foram os seus faturamentos nos meses recentes e compare o crescimento nos períodos anteriores com suas metas.
Considere sua capacidade produtiva
Não adianta definir metas de venda que sejam passíveis de realização e não ter um time bem estruturado e treinado para cumpri-las. Analise como estão seus funcionários e quais são os pontos positivos e negativos do grupo para que você possa reforçar suas habilidades e aperfeiçoar aquilo que for necessário para entregar mais qualidade à sua clientela.
E então, acha que essas dicas serão úteis para seu posto de combustíveis? Dê sua opinião aqui no blog! E assine nosso feed para continuar recebendo artigos como esse! Aproveite também para ler nossas 5 dicas para contratar funcionários.
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