Como diminuir gastos com turnover em postos de combustível?

Como diminuir gastos com turnover em postos de combustível?

A maior parte dos donos de posto de combustível está constantemente pensando em como diminuir gastos, sejam eles de manutenção, logística ou de outra natureza. Mas, ainda assim, muitos negligenciam os gastos com funcionários. Um dos fatores que causam o seu aumento é o índice de turnover elevado. A seguir, explicaremos o que significa esse termo e porque ele deve se tornar alvo da atenção dos donos de postos. Confira:

O que é turnover

O termo turnover indica o índice de rotatividade de uma empresa. Ou seja, ele indica, em um determinado período de tempo, quantos funcionários saíram tanto por demissão ou quanto por rescisão e quantos entraram em seu lugar.

Alguma rotatividade sempre existirá, e ela é até importante para a saúde da companhia. O problema é quando esse índice fica muito alto, gerando custos elevados.

Como o turnover elevado afeta o posto de combustível

Um alto índice de turnover pode ser danoso em vários sentidos. O principal são os gastos gerados tanto com as rescisões quanto nas novas contratações. Além disso, há perdas imateriais, como tempo de treinamento e adaptação à equipe, que também causam transtornos e perda de eficiência.

Fatores que indicam um alto índice de rotatividade

Reclamações constantes e gastos elevados com treinamento e com rescisões podem ser índices de que a rotatividade do seu posto de combustível está muito elevada. Preste muita atenção caso isso esteja acontecendo!

Uma maneira mais objetiva de calcular o turnover é definir um período de tempo e verificar o número de substituições, ou seja, quantos funcionários saíram e quantos entraram em seu lugar. É importante notar que contratações e demissões para aumentar ou diminuir o quadro de funcionários não devem entrar nessa conta. Você deve procurar saber apenas quantos funcionários foram substituídos. Esse número deve ser dividido pelo número de funcionários ativos: esse é índice de rotatividade.

Por exemplo, numa rede que possua 100 funcionários, se 5 foram demitidos ou pediram demissão e outros 5 entraram em seu lugar, temos um índice de rotatividade de 5%.

Como diminuir gastos com turnover

Detectar os problemas é essencial

O primeiro passo para diminuir o índice de rotatividade é saber porque ele está elevado. Assim, você saberá exatamente onde deve agir para solucioná-lo. Procure saber porque os funcionários do seu posto pedem demissão. Converse com eles quando vierem formalizar o pedido. Saiba também porque os funcionários estão sendo demitidos, isso pode indicar falhas no processo de seleção ou no treinamento da equipe.

Motivação é a chave!

Funcionários motivados tendem a permanecer no cargo. Para isso, tenha planos de carreira bem definidos. Até onde um funcionário do seu posto pode chegar trabalhando lá? Um frentista pode chegar à gerência, por exemplo? Deixe isso claro para eles. Ao invés de exigir resultados por cobranças, ofereça prêmios. Considere uma participação nos lucros, ou, se não for possível, premie os melhores trabalhadores.

Para diminuir o índice de turnover, devemos ter em mente que os funcionários do posto de combustível são pessoas que precisam de motivação para permanecer na empresa. E você, aprendeu como diminuir gastos no seu posto reduzindo o índice de rotatividade? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “Como diminuir gastos com turnover em postos de combustível?”

  1. Valdemir disse:

    Gostei do artigo, alem de esclarecedor é uma grande informação. Parabéns.

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!