6 dicas de motivação profissional para aumentar as vendas na conveniência

6 dicas de motivação profissional para aumentar as vendas na conveniência

O objetivo de todo comércio é manter as vendas sempre crescentes. Para um posto de combustível e uma loja de conveniências, não é diferente. Se você quer manter os números sempre positivos, motivação profissional é fundamental. Implementar um trabalho de motivação não é fácil, mas pode trazer resultados surpreendentes para seu negócio. Existem diversas técnicas que, a longo prazo, são capazes de manter sua equipe motivada e alavancar as vendas. Acompanhe nossas dicas e comece agora mesmo!

Crie uma cultura de vendas

Ao contrário do que muitos pensam, os principais fatores que, de fato, influenciam na motivação profissional não são financeiros. A motivação surge quando o colaborador se sente valorizado e reconhecido, parte de uma equipe e importante para a empresa.

Criar uma cultura de vendas para sua loja de conveniência não se trata apenas de incentivar negócios a todo custo, mas sim de fazer com que todos se envolvam e se sintam parte do sucesso da loja. Planejar metas individuais e coletivas, compartilhar sugestões, dividir responsabilidades, esclarecer procedimentos e técnicas de atendimento são passos que devem ser tomados em conjunto. É fundamental que seus colaboradores sintam que o sucesso da loja é gratificante, só assim será possível criar uma cultura de vendas.

Esteja sempre presente e disponível

É fundamental que o gestor faça parte de sua equipe de vendas. Alguns minutos por dia realizando vendas ao lado de sua equipe pode trazer uma dose a mais de motivação ao dia a dia e reforçar a sensação de que seus colaboradores têm um canal aberto de comunicação com você. Marcar presença nas atividades cotidianas também é uma boa maneira de saber como está a interação entre os colaboradores, procurando solucionar possíveis atritos e tensões.

Lidere pelo exemplo

É muito importante, no processo de motivação profissional, demonstrar como sua equipe de vendas deve tratar os clientes. Fazer um treinamento apropriado com toda a equipe pode ser mais gratificante do que repreender um colaborador por alguma falha, por exemplo. A prática regular de treinamentos mantém um ambiente de aprendizado constante. Mesmo uma loja de conveniência com movimentação intensa deve prezar pelo bom atendimento personalizado, garantido apenas com um bom treinamento.

Quando os colaboradores se sentem diretamente responsáveis pelo bom atendimento e praticam constantemente o protocolo que devem seguir, sua autoconfiança e engajamento aumentam, gerando maior satisfação com o trabalho.

Comunique-se com sua equipe de vendas

Uma prática fundamental para engajar seus colaboradores nas atividades da loja de conveniência é fornecer informações. Não basta agendar reuniões, é preciso fazer com que todos se envolvam e fiquem a par das decisões estratégicas referentes à loja, se sentindo parte desse planejamento e responsáveis pelo sucesso das estratégias. Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas, metas e ouvir a opinião de seus colaboradores sobre os rumos do negócio.

Organize reuniões semanais

Reuniões de equipe são fundamentais para aprimorar e avaliar estratégias, sendo importante que os próprios funcionários se sintam incentivados a fazer comentários e sugerir alterações, aumentando a coesão da equipe. Nestes encontros, vocês deverão falar sobre as metas desejadas para a próxima semana, ouvir as necessidades pessoais de cada um e montar um plano de ação.

Este também é o momento de passar um feedback para a equipe. Ao fazê-lo, procure reforçar o feedback positivo, sempre que possível, abordando críticas de forma generalizada em vez de pessoal.

Descubra o que motiva seus funcionários

Planeje recompensas para seus colaboradores, com diferentes bônus e prêmios. Muitas vezes, a recompensa financeira é a preferida, mas outras, como jantares e viagens, têm seu lugar. Abra espaço para a sua equipe falar sobre o que considera mais desejável, mas esteja preparado também para oferecer recompensas-surpresa.

Considere oferecer incentivos de desempenho baseados em metas de vendas, estabelecidas em conjunto com a equipe. Determine uma premiação de acordo com os diferentes estágios de metas previamente estabelecidos, e prepare-se para oferecer um bônus extra para o destaque do mês.

A motivação profissional é um grande desafio para qualquer gestor. Fazer com que o colaborador se envola com a sua atividade e busque um crescimento cada vez maior é fundamental para o sucesso da sua loja de conveniências. Você tem outras dicas para compartilhar? Utilize os comentários para interagir com a gente!

 

 

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1 comentários em “6 dicas de motivação profissional para aumentar as vendas na conveniência”

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