Conheça 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis

A utilização de veículos automotores já está disseminada na rotina diária do brasileiro, e o tamanho da frota cresce a cada ano. Para atender toda essa demanda, os postos de combustível precisam adequar as suas estruturas, criar instrumentos para prestar um bom serviço e ainda contar com um sistema que respeite as normas ambientais.

Um posto de combustível é um modelo único de negócio, pois conta com normas legais próprias para a sua condução. Não cumprir essas regras ― como a legislação ambiental, por exemplo ― pode implicar em multas pesadas e sanções que colocam em risco a própria empresa.

Para fazer a correta gestão de postos de combustíveis, é necessário mais do que preocupação com a concorrência, com a conquista do cliente e com a adoção de uma administração eficiente: é preciso uma gestão adequada. Isso fará com que o estabelecimento se destaque em meio a uma concorrência bastante competitiva.

Neste artigo, mostraremos para você as 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis. Continue a leitura e confira!

1. Preocupe-se com a gestão ambiental

Já mencionamos como cumprir a legislação ambiental é algo de extrema importância para um posto de combustível, certo? Afinal, o não obedecimento dessas leis pode resultar em multas pesadas, interdição e até no fechamento das portas do negócio.

É importante adequar o ambiente da pista de abastecimento e da loja de conveniência às normas, mas o local onde são realizadas as trocas de óleo e a lavagem dos veículos merecem atenção especial. As trocas de óleo devem ocorrer em locais onde que possibilitem o descarte correto das sobras — o mesmo vale a lavação.

Além disso, ter uma política de reciclagem para materiais como pneus e embalagens de óleo lubrificante, por exemplo, e armazenar o combustível de maneira correta são algumas das práticas que fazem com que o seu posto de combustíveis esteja dentro da lei e seja visto como uma empresa ambientalmente responsável.

A realização de avaliações constantes das válvulas das bombas e de outras zonas de risco também é indispensável para prevenir vazamentos e acidentes de maiores proporções — como uma explosão, por exemplo.

Ter uma gestão ambiental assertiva e ampla, que tenha como objetivo reduzir os riscos de contaminação e poluição do meio ambiente é uma das melhores práticas que você pode ter na gestão do seu posto de combustível.

2. Padronize os processos

Todo posto está suscetível a explosões, incêndios, vazamentos de combustíveis e poluentes, entre outras coisas. Isso acontece graças à natureza do próprio serviço e dos produtos altamente inflamáveis que são comercializados ali. Por isso, estabelecer processos padronizados é uma forma de minimizar o risco de que esses acidentes aconteçam.

Algumas das ações possíveis incluem treinar funcionários para a correta operação das bombas de combustíveis, para a descarga de combustíveis, para a troca de óleos e até mesmo para o armazenamento dos produtos. Tudo isso assegura que o posto continue funcionando de maneira totalmente segura.

Mostrar a importância de não usar o telefone celular ou de não fumar em locais próximos das bombas de combustíveis é também uma atitude importante para garantir a segurança de todos. Certifique-se de que os seus colaboradores estão preparados para abordar corretamente o cliente caso ele esteja fazendo algo do tipo.

3. Invista em segurança

Os postos de combustíveis são um dos empreendimentos mais visados pelos criminosos. Afinal, além de contar com bom fluxo de clientes, o seu horário de funcionamento é bastante abrangente. O risco se torna ainda maior se sua localização é mais distante das zonas centrais da cidade e se o funcionamento se estende durante a madrugada.

Dessa forma, os administradores e os empresários que atuam nessa área jamais devem abrir mão das medidas de segurança para garantir o bem-estar da sua equipe de profissionais, dos seus clientes e, é claro, do seu negócio.

A instalação de câmeras, alarmes, sensores e outros equipamentos de segurança, a contratação de vigilantes e de um bom seguro contra roubos e furtos são medidas indispensáveis que ajudam a garantir a segurança e a evitar prejuízos com esse tipo de incidente.

Outras práticas — como não manter altas quantias em dinheiro no local e prestar muita atenção a qualquer movimentação diferente — também são importantes para prevenir grandes prejuízos e até mesmo perdas humanas.

4. Fique atento à reposição dos combustíveis

O principal produto da sua empresa são os combustíveis, certo? Então, se não tiver um estoque sempre abastecido para oferecer aos seus clientes, você terá bastante prejuízo. Por isso, é muito importante estar constantemente atento para solicitar o reabastecimento dos combustíveis com antecedência.

Jamais deixe para fazer isso somente quando seu posto estiver prestes a ficar sem seu produto principal para o fornecimento, pois um simples problema de logística com o seu fornecedor pode atrasar a entrega do seu produto e deixar você na mão.

Para não correr o risco de sofrer com a falta de estoque, é preciso projetar a demanda e a oferta do seu posto de combustível dentro da realidade e redobrar a atenção nas épocas sazonais — como o verão ou o final de ano, épocas nas quais muitas pessoas abastecem o carro para viajar, por exemplo.

Isso também vale também para os outros produtos e serviços que são oferecidos no seu posto — como a troca de óleo, a oficina mecânica e a loja de conveniência, por exemplo. Tenha muita atenção com a gestão de estoque do seu posto e garanta que ele sempre esteja pronto para atender seus clientes, mantendo sua lucratividade e a viabilidade do negócio.

Um posto de combustível não é um dos negócios mais fáceis de gerenciar, pois envolve — além de tudo o que a administração de qualquer empresa envolve — a administração dos riscos, principalmente os relacionados à segurança e ao meio ambiente, e um mercado extremamente competitivo.

Contudo, ao adotar as práticas de gestão de postos de combustíveis que citamos neste artigo você já será capaz de dar o upgrade que o seu negócio precisa para garantir o seu lucro e o seu sucesso!

Gostou de saber mais sobre gestão de postos de combustíveis? Está ansioso para colocar essas dicas em prática? Então aproveite e confira agora mesmo como administrar um posto de combustível com sucesso!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

8 comentários em “Conheça 4 melhores práticas para gestão de postos de combustíveis”

  1. Jobelson disse:

    Dicas como essas traz beneficios para superarmos as dificuldades.

    1. admin disse:

      Olá Jobelson. Tudo bem?

      Que ótimo que as dicas do Blog Minaspetro têm sido úteis para você.

      Fique sempre ligado que a cada semana tem conteúdo fresquinho por aqui.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM@MINASPETRO.COM.BR

  2. Silvio disse:

    Adorei as matérias com certezas irei aplicá-las no meu posto.
    Silvio

    1. admin disse:

      Olá Silvio, boa tarde.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para o seu posto.

      Fique sempre ligado no Blog do Minaspetro para assuntos importantes sobre a atividade da Revenda.

      Atenciosamente,
      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!