Lavagem a seco automotiva: saiba porque e como implantar!

Para quem tem uma rotina agitada, recorrer aos lava-jatos tornou-se a opção mais prática para manter o carro sempre limpo. No entanto, essa prática possui sérias desvantagens, pois os lava-jatos não são a alternativa mais viável para o meio ambiente. Você sabia que uma simples lavagem convencional chega a gastar até 156 litros de água? Pensando nisso, postos de combustíveis passaram a adaptar seus serviços através da lavagem a seco automotiva, um recurso sustentável que tem atraído cada vez mais clientes.

Considerada uma estratégia de diferenciação, a lavagem a seco automotiva proporciona as mesmas vantagens de uma lavagem com água. O procedimento consiste em remover as sujeiras do veículo através de uma cera especial, oferecendo uma série de benefícios como preservação da pintura, maior durabilidade da lataria e menos chances de riscar seu carro.

Esses detalhes têm atraído cada vez mais proprietários interessados em um serviço de qualidade para os seus veículos. Quer ver longas filas de carros no seu posto de combustível? Confira agora algumas dicas para implementar a lavagem a seco automotiva:

Fique atento ao tipo de pano

Não são todos os panos que conseguem oferecer uma limpeza adequada para o automóvel. Na lavagem a seco, isso não é diferente! A tradicional estopa de algodão ainda é um dos panos mais utilizados. Apesar de ser vendida em grandes quantidades por um valor mais acessível ao bolso, essa não é a única alternativa disponível.

O pano de microfibra também é uma solução eficiente para qualquer tipo de limpeza em automóveis. Além de não danificar a pintura do carro, já que o tecido é composto por fios de poliéster muito finos, este pano ainda pode ser reutilizado. Além de sustentável, o pano de microfibra é o que oferece o resultado mais satisfatório em relação à limpeza a seco automotiva.

Trabalhe com uma equipe treinada

Para algumas pessoas, passar a cera em um carro é um processo simples, que não exige muita experiência. No entanto, se você deseja superar as expectativas dos seus clientes e não receber reclamações posteriores, é melhor manter seus funcionários treinados para o trabalho.

A melhor alternativa nesse caso é disponibilizar auxiliares específicos para a limpeza interna e outros para a parte externa do automóvel. Antes de colocá-los em ação, ofereça um treinamento que fale sobre a aplicação de cera, orientando sobre os movimentos necessários, os panos adequados e demais detalhes importantes no processo de limpeza.

Tenha os equipamentos necessários para a lavagem a seco automotiva

O seu posto de combustível não precisa ter os equipamentos mais sofisticados para oferecer a lavagem a seco. Entretanto, será necessário disponibilizar sempre um aspirador de pó, panos de microfibra, vasilhames para aplicar a cera, borrifadores, politriz profissional com boina de microfibra e uma cera de qualidade. Não se esqueça que escassez de equipamentos também significa escassez de clientes!

Faça campanhas sustentáveis

A propaganda ainda é a alma de um negócio. Por isso, investir em ações de marketing pode ser uma excelente solução para aumentar os lucros do seu posto de combustível. Lembre-se também de criar campanhas sobre a necessidade de economizar água, oferecendo a lavagem a seco automotiva como alternativa para preservar o meio ambiente e adquirindo ainda mais vantagens para o carro!

Agora que você já sabe de todos os detalhes sobre a lavagem a seco automotiva, que tal ficar por dentro de mais novidades para manter seu posto sempre atualizado? Assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!