Marketing de relacionamento: como ele pode ajudar o seu posto de combustível?

O marketing de relacionamento deve considerar não apenas melhorar o relacionamento com os clientes, mas também várias outras partes do processo que podem impactar diretamente na receptividade e na satisfação do público.

O post de hoje aborda de que forma o marketing de relacionamento pode estar na rotina do seu posto de combustíveis. Se você ainda não sabe a importância dessa estratégia, continue a leitura e confira:

Definição de marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é, principalmente, o agrupamento das estratégias para criar e manter uma boa relação com os clientes.

A partir do momento em que uma empresa passa a conhecer melhor qual é o tipo de pessoa que se interessa por sua marca, ela consegue desenvolver estratégias para fidelizar e evangelizar esses clientes — ou seja, fazer com que eles falem bem da empresa para outras pessoas.

Hoje, tudo isso pode ser feito com a atuação nas redes sociais — capazes de humanizar o atendimento — e concessões comerciais, que são sempre bem-vindas.

O caso específico dos postos de combustíveis

Tratando-se de postos de combustível, todas essas ações são imprescindíveis para a obtenção do sucesso do marketing de relacionamento. No entanto, existem outros pontos importantes que devem ser observados e que impactarão diretamente na satisfação e fidelização dos clientes.

Estamos falando do aprimoramento da relação com fornecedores, colaboradores e com os mercados de influência. Vejamos cada um deles.

1. Relacionamento com os fornecedores

No que diz respeito às relações com os fornecedores, há evidências claras de que as organizações estão se afastando de uma relação tradicionalmente difícil para uma baseada no apoio mútuo e na cooperação. Há uma consciência crescente dos benefícios que podem ser obtidos trabalhando em conjunto para atender às necessidades do consumidor final.

O marketing de relacionamento, nesse aspecto, pode auxiliar nas seguintes questões:

  • Conseguir prazos de entrega mais curtos;
  • Trabalhar com níveis de estoque mais baixos;
  • Implementação mais rápida de mudanças de estratégia.

2. Relacionamento com os colaboradores

Os colaboradores precisam sentir que eles conseguiram um relacionamento estável com os gestores do posto de combustíveis e ter uma compreensão compartilhada da missão da organização.

As estratégias de recursos humanos precisam se concentrar na retenção de funcionários. Quanto mais tempo eles ficam na empresa, mais familiarizados se tornam com o negócio, mais aprendem e mais valor podem agregar para o posto e para a marca.

 

Alinhamento entre marketing, atendimento ao cliente e qualidade

Praticar o marketing de relacionamento envolve um alinhamento mais próximo entre três áreas cruciais: marketing, atendimento ao cliente e qualidade.

As medidas destinadas a melhorar os níveis de serviço ao cliente frequentemente são tomadas isoladamente das iniciativas de qualidade. Uma verdadeira orientação de marketing de relacionamento exigiria que as três áreas fossem unidas.

O papel do cliente

Quando o cliente nota, mesmo de maneira sutil, que existem diferenciais no atendimento e no tratamento para com ele, dificilmente ele fica inerte.

Através dos canais de comunicação em que o posto de combustíveis atua, o cliente cita experiências e fornece feedbacks, possibilitando que estratégias sejam criadas com base nessas informações. Dessa forma, é possível melhorar o atendimento e fortalecer ainda mais o posicionamento da marca.

Conseguiu visualizar de que forma todas essas mudanças de cultura e comportamento podem impactar diretamente no aumento do número de clientes? Cada aspecto citado deve permear estratégias específicas para situações específicas, mas com um só objetivo: o sucesso do negócio!

Agora que você já entendeu a importância do marketing de relacionamento, que tal continuar investindo em melhorias para o seu empreendimento? Confira agora 6 erros de gestão de posto de combustível que você deve evitar!

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2 comentários em “Marketing de relacionamento: como ele pode ajudar o seu posto de combustível?”

  1. FABIO disse:

    OTIMAS DICAS, ESTOU TENTANDO ELABORAR UM PLANO DE AÇÃO NO MEU ATENDIMENTO.

    1. admin disse:

      Olá Fabio! Tudo bem?

      Que bom que o Blog do Minaspetro está sendo útil para o seu negócio 😀.

      Fique ligado que toda semana tem post novo por aqui. Aproveite e cadastre seu e-mail para receber antecipadamente todos os conteúdo postados no blog!

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

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