Gestão comercial para o seu posto de combustível: por que fazer?

O universo corporativo exige que o profissionalismo esteja sempre em primeiro lugar em qualquer tipo de empresa. Mas administrar uma organização não é uma tarefa nada fácil, principalmente em tempos de recessão. Para um posto de combustível se destacar em relação aos concorrentes, é fundamental contar com uma excelente gestão comercial.

A medida permite verificar aspectos a serem aperfeiçoados e que influenciam na lucratividade, como o relacionamento com os fornecedores, atendimento ao cliente, estratégias para realizar promoções e capacitação dos funcionários, por exemplo.

Neste post, vamos mostrar iniciativas que colaboram para a administração do estabelecimento ser bastante profissional e eficiente. Confira!

Saiba reduzir custos

Qualquer organização tem o desafio permanente de diminuir despesas. Mas como é possível fazer isso?

Uma boa alternativa para alcançar essa meta é ter uma boa negociação com os fornecedores. Se for viável, procure adquirir combustíveis e equipamentos por um valor mais baixo do que a concorrência. Assim, será mais fácil oferecer um produto por um preço mais em conta para o consumidor.

Outra forma bastante utilizada para reduzir custos é redimensionar a mão de obra, de acordo com a demanda. A medida evita o pagamento de horas extras e permite manter os funcionários mais dispostos e atentos às necessidades dos clientes.

Foque em melhorar o atendimento no posto de combustível

Ter um preço competitivo é uma ação valiosa para atrair a clientela, mas não é o suficiente para garantir a fidelização. Também é muito importante que um posto de combustível saiba cativar o público-alvo.

Aqui, a gestão comercial assume um papel primordial, pois ajuda a conscientizar os empregados da relevância de oferecer um atendimento de alta qualidade. Não basta apenas cumprimentar e ser cordial com o consumidor, também é necessário oferecer outras opções de serviços, como calibrar pneus, verificar o nível de óleo no motor, entre outras.

Uma boa alternativa para melhorar o atendimento é apostar na qualificação dos colaboradores. Por isso, é recomendado investir em treinamentos que façam os empregados se comunicarem de maneira mais simples e correta com os clientes.

Utilize a tecnologia para aperfeiçoar a gestão comercial

Entender o comportamento do público-alvo é essencial para qualquer negócio. Para fazer isso com maestria, é interessante adotar um software CRM, que será responsável pelo gerenciamento de dados relativos aos clientes — como histórico e preferência de compras, por exemplo.

Com esse tipo de informação, você saberá o momento certo de promoções para aumentar as vendas. Em um dia da semana menos frequentado pelos consumidores, por exemplo, o estabelecimento pode baixar os preços para atrair a atenção dos fregueses. Se puder contar com as redes sociais e o e-mail marketing para divulgar essa iniciativa, as chances de os resultados serem mais expressivos vão crescer bastante.

Para uma empresa ser reconhecida pelos consumidores, é necessário ter um bom atendimento, preços competitivos e muita organização. Ao contar com uma gestão comercial, fica mais fácil estimular os empregados e melhorar a relação com os clientes.

Uma boa dica para entender melhor o funcionamento de um posto de combustível é curtir a nossa página no Facebook. Nos vemos por lá!

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