Para que serve a assessoria jurídica nos sindicatos?

Os sindicatos foram criados para proteger os interesses de uma determinada categoria de profissionais. Assim, os donos de postos de combustível também gozam de um sindicato específico, que deve orientá-los sobre diferentes questões.

A assessoria jurídica nos sindicatos pode oferecer importantes esclarecimentos sobre direitos e deveres de seus associados. Veja no post de hoje para que serve essa assistência e como ela poderá ajudar muito os donos de postos de combustível.

A assessoria jurídica oferecida nos sindicatos

Vale dizer que a gratuidade para tal amparo existe somente para sindicalizados, em um plano que abrange consultas e procedimentos administrativos. Qualquer processo é cobrado à parte pelo advogado, haja vista o Estatuto da Ordem dos Advogados proíba que o causídico trabalhe sem cobrar.

No caso do Minaspetro, é importante que se diga que qualquer assessoria jurídica é gratuita. Quanto à assessoria judiciária — ou seja, no que se refere aos processos na Justiça —, o advogado cobra seus honorários à parte, exceto nas reclamações trabalhistas, quando tanto a assessoria jurídica quanto a judiciária são gratuitas.

Como a assessoria jurídica nos sindicatos pode ajudar

O sindicato realiza o intermédio do relacionamento entre a empresa e os funcionários. Assim, orientam-se juridicamente os dois lados sobre direitos e deveres, de modo a assegurar o cumprimento da lei e evitar ou minimizar os conflitos de natureza trabalhista.

O dono de posto de combustível que conta com esse suporte fica apto a resolver questões da maneira mais satisfatória possível, poupando vários problemas com os funcionários e fazendo uma gestão equilibrada e próspera.

É comum que tanto empresários quanto empregados errem por falta de conhecimento suficiente sobre o que diz a legislação. O esclarecimento sobre diferentes pontos do Direito contribui para evitar esses erros e ajudar no desenvolvimento de atividades mais produtivas e na criação de um ambiente de trabalho mais agradável.

A assessoria jurídica é uma opção prática

Para facilitar ainda mais a vida dos donos de postos de combustível, que podem dispor de pouco tempo para agendar consultorias presenciais, a internet permite a assessoria online.

O sindicato pode oferecer assessoria jurídica online ou por telefone, no horário mais conveniente para o associado. A vantagem é que esse atendimento corresponde mais de perto às necessidades do associado, já eu ele poderá fazer uma consulta sempre que tiver dúvidas sobre determinados assuntos.

A assessoria jurídica nos sindicatos e uma forma de o próprio sindicato mostrar que está realmente trabalhando em prol da categoria que defende, permitindo que os profissionais se tornem mais familiarizados com a legislação e evitem conflitos de ordem jurídica, sempre que possível.

No caso de não ser possível evitar os conflitos jurídicos, o associado terá amplo respaldo para se apresentar diante do Tribunal e para que o processo judicial seja bem conduzido.

A assessoria jurídica nos sindicatos ajuda a captar mais associados

O serviço de assessoria jurídica nos sindicatos também é uma estratégia para o sindicato conseguir mais associados. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais esclarecidas sobre a necessidade de adquirir conhecimentos sobre Direito, com um enfoque especial nas relações trabalhistas. As demandas judiciais de caráter trabalhista estão entre as mais frequentes do Brasil.

Outro ponto que o sindicato deve considerar é que muitos postos de combustível não podem contar com um departamento interno de assessoria jurídica, por ser um investimento muito caro. Oferecendo esse serviço, o sindicato pode conquistar mais associados, que se sentirão satisfeitos com a preocupação da associação em oferecer suporte real à categoria.

Você tem outras dúvidas acerca da assessoria jurídica nos sindicatos? Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades em sua área!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!