Venda mais: crie promoções incríveis para o seu posto de combustível!
Atrair novos consumidores, divulgar serviços agregados recentemente ou com baixa demanda, fidelizar seu público, prestigiar os clientes fieis: essas são apenas algumas das razões para realizar promoções para posto de combustível.
Para que essa iniciativa seja um sucesso e o seu posto tenha os resultados esperados, porém, é importante se planejar com antecedência e tomar alguns cuidados. No post de hoje, listamos 5 dicas para fazer uma promoção infalível! Continue a leitura e descubra quais são elas:
1. Crie um planejamento
Para obter sucesso, as ações promocionais precisam ser bem pensadas. É necessário avaliar o estoque e descobrir os produtos que precisam ser escoados, analisar a demanda por serviços e identificar os que necessitam de uma divulgação diferenciada, além de pensar no impacto de determinadas ações de acordo com a época do ano.
Por isso, cada promoção deve ser minuciosamente planejada para ser atrativa para o consumidor e financeiramente interessante para o negócio.
2. Escolha os produtos e serviços para a promoção
Na hora de realizar essa escolha, você precisa analisar a situação dos produtos estocados e a demanda dos serviços para combiná-los ou oferecê-los de uma forma que seja atrativa para o cliente e vantajosa para o posto.
Algumas opções são:
- condicionar a oferta de serviços que pretende divulgar ao aumento do ticket médio. Neste caso, são aquelas promoções em que o cliente ganha algum tipo de serviço (como troca de óleo) quando compra X litros de combustível;
- facilitar o escoamento de produtos que não estão entre os mais vendidos, porém constam entre os mais rentáveis. Desta forma, ao fazer a promoção o posto apenas reduz uma margem de lucro que é alta. É uma maneira de preservar a lucratividade, agradar o cliente e diferenciar o estabelecimento;
- criar uma imagem de posto onde sempre há promoções também funciona. Para isso, intercale os períodos promocionais de seus produtos principais com períodos de preço normal. Combustível barato sempre atrai o cliente e se essas ações forem frequentes, elas criam no cliente a mentalidade de que o seu posto tem esse hábito.
Quando seu posto faz da promoção um hábito, o cliente provavelmente vai procurar seu estabelecimento na esperança de encontrar alguma oferta vantajosa. Caso ela não aconteça nesta semana, ele vai abastecer da mesma forma para não “perder a viagem”.
3. Divulgue em vários meios
Se o posto não divulgar a promoção, pode perder uma boa porcentagem de retorno do investimento simplesmente porque as pessoas não conheciam a oportunidade. Desta forma, o estabelecimento desperdiça a chance de captar novos clientes.
Faça sua promoção valer a pena! Divulgue-a em faixas, banners, redes sociais, flyers, no estabelecimento de comerciantes parceiros e, se possível, até mesmo na mídia local. Atraia o maior número de pessoas possível.
4. Estabeleça um prazo final
Este é um aspecto fundamental que jamais deve ser esquecido. Sem essa medida, alguns consumidores podem querer usufruir de benefícios em um período que a promoção já não é mais viável para seu negócio.
Determine um prazo máximo tanto para a promoção quanto para o resgate do serviço. Também é importante exibir esta data em qualquer tipo de propaganda. Ela deve estar presente em faixas, banners, folders e em peças divulgadas em redes sociais.
Em caso de reclamação, seu estabelecimento tem os elementos necessários para provar que essa era uma condição definida desde o início.
5. Jamais engane seu cliente
Sempre deixe as condições promocionais muito claras, para evitar equívocos de interpretação que possam ser considerados como má-fé. Lembre-se que um dos objetivos dessas ações é fidelizar o cliente.
Esse é o tipo de relação desenvolvida à base de confiança. Um posto pode lucrar hoje se enganar o cliente com uma “promoção” mal explicada, mas poderia lucrar muito mais ao ser transparente, deixá-lo satisfeito, conquistar sua fidelidade e muitas indicações.
Criar promoções para posto de combustível é uma maneira de vender mais e encantar o cliente. Você já promove esse tipo de ação? Quer receber outras dicas para o seu negócio? Então siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro de todas as novidades que compartilhamos por lá!