Tire suas dúvidas sobre o Monitoramento Volumétrico de Combustíveis

Para ter credibilidade aos olhos do público, todo posto de combustíveis precisa ser reconhecido pela sua transparência e segurança. Diversas tecnologias foram desenvolvidas a fim de garantir isso, e entre elas está o Medidor Volumétrico de Combustíveis.

Mais do que um item para otimizar a gestão e os serviços operacionais, o equipamento já é obrigatório em alguns estados brasileiros. Quer entender o funcionamento desse sistema? Aproveite esse post para tirar as suas dúvidas:

O que é um Medidor Volumétrico de Combustíveis?

O Medidor Volumétrico de Combustíveis (MVC) é um equipamento que serve para fazer a medição dos tanques de postos revendedores, realizar o monitoramento ambiental e repassar as informações à Receita Estadual com maior segurança.

Formado por um conjunto de sensores conectados a um sistema de software, o MVC emite informações sobre a quantidade de combustível retirado, vazamentos e outros dados importantes para que a gestão do posto ocorra de forma eficiente.

Para que as informações tenham validade e tudo ocorra com segurança, o dispositivo atende aos requisitos impostos pelo CONFAZ e precisa ser fornecido por um fabricante homologado.

Por que usar?

O uso de um MCV não se restringe à fiscalização. Na realidade, o equipamento traz diversos benefícios ao posto: por meio dele, é possível detectar falhas antes que tragam grandes prejuízos financeiros ao negócio decorrentes de vazamentos. Além disso, o sistema fornece ao usuário uma série de informações que serão úteis à logística de suprimentos, como:

  • aferição do volume de combustível armazenado;
  • recebimento de descargas;
  • quantidade de abastecimentos;
  • alerta para recompra;
  • qualidade do combustível;
  • leitura dos encerrantes da bomba.

Isso traz um grande ganho operacional ao posto de combustíveis, uma vez que o gestor contará com informações em tempo real sobre a quantidade armazenada de cada produto. Assim, é possível evitar que se percam vendas por falta de combustíveis no posto.

Vale ressaltar que os tanques de combustíveis podem oferecer grandes riscos ambientais, pois geralmente ficam alocados no subsolo. Por esse motivo, a realização de manutenções e inspeções para avaliar a integridade da estrutura pode ser bem difícil ou até inviável.

A medição de volume por meio do Medidor Volumétrico de Combustível, por sua vez, é uma das principais formas de identificar problemas de armazenamento que poderiam oferecer riscos a pessoas e ao meio ambiente.

O uso do MVC é obrigatório?

Em alguns estados, como em Santa Catarina, o uso do MVC é obrigatório; sua exigência será gradual, culminando em 30 de setembro de 2018. No entanto, em casos em que ficaram comprovadas fraudes de sonegação, adulteração de combustível e irregularidades em bombas de combustível, a instalação do MVC pode ser determinada de forma imediata pela Secretaria da Fazenda do Estado.

Em acréscimo, a portaria 1.109/2016 regulamenta a lei que obriga postos a usarem o equipamento como medida de segurança do trabalho. A implementação será escalonada, conforme a estrutura do posto (até 84 meses para postos que ainda precisam fazer ajustes estruturais). Novos empreendimentos já devem seguir a medida.

Existe alguma facilidade para a aquisição do equipamento?

Uma das grandes dificuldades para a instalação do produto é o seu alto custo, atenuado pelo fato de só haver no Brasil um fabricante autorizado para fornecer o equipamento — sendo que outro ainda está em fase de homologação.

Apesar disso, existem algumas iniciativas que incentivam os postos a adquirirem o MVC, como a que ocorre em Santa Catarina. O Estado determinou que a metade do valor do produto será estornado como desconto no ICMS presumido.

Como vimos, o medidor Volumétrico de Combustíveis traz não só ganhos aos governos estaduais, diminuindo as taxas de sonegação de impostos, mas também favorecem o empreendedor, que otimiza seus processos e fortalece sua marca por agregar segurança e credibilidade aos seus serviços.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre o Medidor Volumétrico de Combustíveis? Então aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais dicas como essas direto na sua caixa de entrada!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!