Posto bandeira branca ou com bandeira: 3 vantagens de cada um

Um empresário deve analisar bastante as oportunidades de negócios antes de iniciar as atividades na área escolhida, principalmente quando envolve o segmento de combustíveis. Podem haver dúvidas relacionadas a investir em um posto bandeira branca ou em outro de uma marca tradicional.

Se não for realizado um estudo do mercado, nem um planejamento das ações para atingir bons resultados, será alto o risco de escolher o modelo errado para abrir um posto de combustível.

Para você não enfrentar esse problema, vamos abordar, neste post, as definições de postos sem bandeira e bandeirados. Também vamos destacar 3 vantagens de cada um deles. Confira!

Conheça as modalidades de postos de combustíveis

Existem dois modelos de postos no mercado. Um deles é o bandeira branca, em que o empreendedor tem liberdade para adquirir combustível de qualquer distribuidora, porque não tem contrato de exclusividade com uma determinada companhia.

Ele também realiza as obras de infraestrutura, regulariza o negócio e define a política de preços por conta própria. Não há intervenção de nenhuma distribuidora no processo de montagem do empreendimento. Essa postura exige do empresário muita atenção para tudo funcionar corretamente.

O segundo modelo abrange o posto com bandeira. Nele, o empreendedor assina um contrato de exclusividade com uma distribuidora. Isso faz com que o gestor do posto seja obrigado a seguir uma série de requisitos estipulados pela marca, como o padrão de atendimento e as estratégias de marketing.

Outro aspecto é que o posto fica restrito à compra de combustível de uma determinada distribuidora e aos preços determinados por ela. .

Fique por dentro de 3 vantagens do posto bandeira branca

Para quem deseja investir em um posto sem bandeira, a recomendação é ler os itens abaixo com muita atenção. Acompanhe!

1. Liberdade de gestão

Quando um empreendedor apresenta um grande conhecimento sobre o negócio e recursos financeiros para investir, uma alternativa interessante é optar pelos postos sem bandeira. Eles caracterizam-se por serem mais vantajosos em alguns aspectos.

Por exemplo, o empresário pode contar com uma maior liberdade de gestão. A medida permite adotar estratégias de venda mais ousadas, escolher os produtos a serem comercializados e adotar a identidade visual que considerar mais atraente para o público-alvo.

2. Possibilidade de oferecer preços mais atrativos

Outro benefício de ser um posto sem bandeira é ter facilidade para oferecer preços mais baixos ao consumidor. Isso acontece porque é possível negociar com mais de uma distribuidora, o que torna viável adquirir produtos mais baratos e realizar promoções para atrair mais clientes.

3. Estratégia de marketing mais focada no público-alvo

O posto bandeira branca também pode desenvolver ações de marketing mais voltadas para a realidade do público-alvo. Existe liberdade de utilizar personagens ou frases que tenham uma grande identificação com o público local. Isso ajuda a criar uma relação de proximidade, contribuindo para estimular as vendas.

Veja 3 vantagens de um posto com bandeira

Para escolher um posto bandeirado, muitos empresários levam os fatores abaixo em consideração. Avalie!

1. Apoio de quem tem experiência no mercado

Ao optar por investir em um posto bandeirado, o empresário recebe o apoio técnico e financeiro de uma distribuidora renomada. Essa iniciativa permite que haja mais possibilidades de comprar equipamentos sofisticados e de contratar funcionários mais bem qualificados.

2. Oferta de produtos que têm a confiança do consumidor

Outro benefício de contar com uma marca tradicional no mercado é oferecer produtos de alta qualidade. Mesmo sabendo que pagarão mais caro pelo combustível, muitos clientes preferem abastecer em postos em que a distribuidora é reconhecida pelos serviços prestados.

3. Mais capacidade de seguir as principais novidades do mercado

Mais uma vantagem de investir em um posto bandeirado é acompanhar as tendências do mercado com maior facilidade. Por exemplo, imagine que será lançado um novo lubrificante, responsável por melhorar o desempenho do motor. Se esse produto for oferecido por uma marca tradicional, as chances de despertar o interesse dos consumidores será bem maior.

Se você está interessado em investir em um posto bandeira branca, é melhor assinar a nossa newsletter agora mesmo. Afinal, conhecimento é crucial para alcançarmos resultados expressivos!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Posto bandeira branca ou com bandeira: 3 vantagens de cada um”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!