Crise econômica: 4 dicas para combatê-la em seu posto
Inflação, taxa de juros mais alta, crescimento da inadimplência, restrição do crédito, aumento do índice de desemprego, redução da renda média da população e queda do PIB nacional. São manchetes que assustam, não é mesmo? Porém, é muito importante deixar o medo de lado e procurar formas de sobreviver a esse momento turbulento. O segredo é não se desesperar!
Com planejamento e preparação, é possível não apenas sobreviver à crise econômica, mas também crescer. Por isso, confira agora 4 dicas para combater a crise no seu posto!
1. Crie promoções para atrair novos clientes
Esse é um momento em que as pessoas estão buscando economizar cada vez mais, já que estão com orçamento mais curto. Por isso, uma boa estratégia para atrair clientes é criar promoções, oferecendo preços mais atrativos ou brindes que valham a pena. Diminuir o preço de venda pode parecer uma saída ruim às vezes, nós sabemos! No entanto, se a oferta for boa, o volume de vendas tem potencial de compensar essa perda.
Em seu posto de combustível você experimentar diminuir o preço para ficar mais competitivo ou pode oferecer descontos para quem gastar acima de um valor x nos produtos da pista. Outra opção interessante para atrair mais clientes para o seu posto de combustível é oferecer brindes que realmente agradem o seu cliente para conquistá-lo, como oferecer uma lavagem de aparência grátis para os clientes que encherem o tanque, por exemplo.
2. Revise seu mix de produtos da loja de conveniências
Quando o mercado está em alta, uma tendência da grande maioria dos comércios é deixar seu mix de produtos sem uma avaliação rígida de eficiência. Isso, apesar de prejudicar um pouco os negócios, não chega a quebrar a empresa, já que o prazo de permanência desses produtos em estoque pode ser prolongado, conseguindo uma sobrevida.
Durante a crise econômica, porém, é importante fazer imediatamente uma revisão do mix de produtos da sua loja de conveniências para eliminar os produtos que não estão girando no estoque ou que não oferecem uma margem de lucro assim tão boa.
3. Invista em marketing
Não caia no erro de parar de investir em marketing só porque as vendas no seu posto de combustível estão caindo. É exatamente nesse momento que você precisa investir nessa estratégia, e até mais do que de costume, para atrair a clientela. Afinal, do que adianta apenas criar boas promoções e não divulgá-las?
Focar no marketing digital é uma boa saída pois, além de ter um custo de investimento bem mais em conta que o marketing convencional, pode ser extremamente eficiente e ter seus resultados detalhadamente mensurados.
4. Crie estratégias de fidelização de clientes
Conseguiu um cliente novo? Ótimo! Agora o próximo passo é fidelizá-lo, fazer com que ele volte sempre. Para isso, criar um cadastro dos seus clientes para oferecer a eles algumas vantagens é uma excelente forma de estimular a fidelização. Crie programas de pontos que podem ser trocados por produtos e serviços do posto, por exemplo, ou pense em um desconto especial para o cliente cadastrado. Pense em maneiras de estimular o seu cliente a se fidelizar a você.
Lembre-se de recolher de forma muito rápida alguns dados para fazer um banco de dados dos seus clientes, como nome e telefone, que já são o suficiente! Essas são informações que são coletadas rapidamente e que poderão ser muito úteis para você se comunicar melhor com seus clientes, usando torpedos para divulgar as promoções, por exemplo!
E no seu posto, o que você tem feito para manter a crise econômica longe dos seus negócios? Deixe seu comentário e participe dessa conversa!
Gostei das informações, é necessário essas informação para ir complementando a gestão do funcionário de posto, obrigado.
Olá Luis. Que bom que gostou do nosso conteúdo.
Fique ligado no Blog do Minaspetro para mais temas como esses.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação do Minaspetro
O país tem passado por uma crise muito grave, mas tenho fé de que tudo vai passar bem.
Olá Danilo. Tudo bem?
Que ótimo que as dicas do Blog Minaspetro têm sido úteis para você.
Nós do Minaspetro também acreditamos que a crise é grave, mas passageira. O momento é de se capacitar com informações, palestras e cursos para poder gerir o empreendimento, de forma saudável, mesmo em momentos de crise como esse.
Muito obrigado pelo seu comentário no Blog do Minaspetro :).
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM@MINASPETRO.COM.BR