Voltar

Notícias

Com menos estados monitorados, qualidade do diesel fica estável em agosto

24/09/2021

Fonte: biodieselbr

A qualidade do diesel consumido pelos brasileiros teve mais um mês de estabilidade. Segundo os dados mais recentes do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC), em agosto o percentual de não conformidade nas amostras de combustível coletadas foi de 2,77%.

Foi um mês de baixa cobertura para o programa. Das 27 unidades da federação, apenas 12 tiveram seu mercado monitorado em agosto. Esse é a menor abrangência para a rede do PMQC desde junho passado.

Seis estados – Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte – saíram do mapa de monitoramento.

Com isso, o número de amostras coletadas caiu de 2.653 em julho para 2.093 em agosto. Destas, 58 foram reprovadas das quais 34 apresentaram algum problema relacionado ao parâmetro ‘teor de biodiesel’. Isso quer dizer que bem mais da metade – 58,6% – dos problemas identificados está relacionado com distribuidoras misturando uma quantidade inadequada – seja para menos ou para mais – de biocombustível ao óleo ao diesel vendido.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade