Voltar

Notícias

Distribuidoras se pronunciam sobre o cumprimento de metas pelos postos em meio à pandemia de coronavírus

24/03/2020

Fonte: Minaspetro

Umas das principais preocupações do Minaspetro, Fecombustíveis e demais entidades sindicais, quando do início da crise gerada pela pandemia de coronavírus no Brasil, foi a obrigação de os revendedores em cumprir as cláusulas de volume e performance embutidas nos contratos celebrados junto às companhias distribuidoras, além do pagamento das taxas obrigatórias de uso da marca das companhias e serviços franqueados.

Para orientar os revendedores associados, o Sindicato  encaminhou a Circular nº 10/03/2020 com orientações sobre o posicionamento do nosso Departamento Jurídico Cível/Comercial em relação à obrigação de os postos atingirem as metas de venda estipuladas em contrato. O entendimento é que o eventual descumprimento de volumes em razão da pandemia de COVID-19 caracteriza motivo de força maior, conforme art. 393 do Código Civil. Clique aqui para acessar esta circular.

Em resposta ao Ofício nº 018/2020, enviado pela Fecombustíveis às principais companhias do setor no Brasil, a Distribuidora Ipiranga e a BR Distribuidora já se pronunciaram sobre a cobrança de royalties, taxas de marketing e metas de galonagem estipuladas contratualmente.

Clique aqui para conferir o posicionamento da Ipiranga.

Clique aqui para visualizar a resposta da BR Distribuidora.

Clique aqui para conferir o posicionamento da Raízen/Shell.

Clique aqui para visualizar a resposta da ALE Combustíveis.

Obs.: esta matéria será atualizada caso outras companhias distribuidoras respondam o ofício encaminhado pela Fecombustíveis.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade