Voltar

Notícias

Energia pode ficar mais barata

23/05/2017

Fonte: O Tempo

As contas de luz poderão ficar 14% mais baratas ainda neste mês de maio para os clientes da Cemig. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste tarifário anual de 2017 da empresa deve ser definido, na manhã desta terça-feira (23) e vigorar a partir do próximo domingo. A agência explica que o reajuste tarifário é um dos mecanismos de atualização do valor da energia paga pelo consumidor, aplicado anualmente, de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão das distribuidoras. Na análise do diretor de regulação da Thymos Energia, Ricardo Savoia, a expectativa (do desconto de 14%) é motivada pela redução dos montantes cobrados pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) nas tarifas, inclusive por causa dos efeitos de liminares que obrigaram a devolução, por parte da distribuidora, de montantes do encargo cobrado em 2016.

Savoia alerta, no entanto, que as contas podem ter queda inferior, ou até permanecerem estáveis, dependendo de como forem considerados, pela Aneel, a situação do déficit de garantia física das hidrelétricas (fator GSF) e o aumento das tarifas de transmissão devido à indenização dos ativos instalados antes de 2000. Ele também observou que o impacto deve ser diferente conforme o tipo de consumidor (residencial ou industrial, por exemplo).

“Do ponto de vista do cliente, isso é um incômodo absolutamente indesejável, mas é vital para a sobrevivência das empresas”, comenta. Em entrevista ao jornal O TEMPO no dia 18 de março, o presidente da Cemig, Bernardo Alvarenga, afirmou que a retificação nas tarifas, causadas por um erro nos cálculos da agência, pode diminuir o reajuste da tarifa em 2017. “Se temos um valor a devolver e outro a cobrar, é possível que seja feito um ajuste e o aumento da tarifa menor por causa disso”, afirmou Alvarenga.

Segundo Aneel, no ano passado, foram cobrados R$1,8 bilhão a mais nas contas de luz do país. O presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, lembra que, em 2012, teve uma redução tarifária de quase 20% com a medida provisória 579/12, do governo Dilma. “O Brasil está ‘pagando’ esse erro até os dias de hoje. Em 2015, tivemos 40% de aumento e, desde então, há essa oscilação nas tarifas de energia elétrica”, critica.

A conta de luz da dona de casa, Jane Luiza Lopes, 60, gira em torno de R$ 230 e o consumo residencial foi de 157 KWh neste mês. Ela mora com o marido e um filho. Jane torce pela redução na fatura. “Estou na expectativa. Acho a cobrança de energia elétrica muito cara, mesmo tentando economizar o máximo que posso, no final do mês, a conta pesa”, disse.

Em nota, assessoria da Cemig disse que a companhia está aguardando o resultado do reajuste anual e só após a decisão vai se pronunciar. A companhia também não quis divulgar o valor pedido para Aneel. Segundo Cemig a definição das tarifas das distribuidoras, bem como os processos de reajustes tarifários anuais e a revisões tarifárias, são gerenciados pela Aneel.

RANKING

Cemig é a 12ª em lista de desempenho

A Cemig está na 12ª posição no ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que avalia a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias. O ranking de continuidade é uma avaliação anual feita pela agência com todas as concessionárias do país.

São medidas a duração e a frequência de interrupções de energia em um indicador chamado Desempenho Global de Continuidade (DGC). Segundo Aneel, as distribuidoras são divididas em dois grupos: 32 concessionárias consideradas de grande porte (caso da Cemig), e 30 de menor porte, com menos de 400 mil unidades consumidoras. Ainda segundo Aneel, as empresas são incentivadas a melhorar a qualidade e são compensadas por meio de ajuste em suas tarifas. (MLG)

CONTRA VENDA

Pimentel diz que lutará pela empresa

O governador Fernando Pimentel enviou nessa segunda-feira (22) uma mensagem aos funcionários e dirigentes da Cemig, pelo aniversário de 65 anos da companhia. Ele afirmou ser a empresa “motivo de orgulho para os mineiros” e lembrou que a Cemig já passou por muitos desafios e, no atual momento, precisa adotar como prioridade a sua identidade com o Estado.

“Nascida de um ideal de Juscelino Kubitschek, a Cemig enfrentou diversos obstáculos, uns maiores do que os outros, e já esteve à beira da privatização. Foi preciso que outro homem de coragem, o ex-presidente Itamar Franco, impedisse o desatino, e lá se vão 18 anos. Não se iludam. A luta não é entre nós, governo e empregados da Cemig, governo e sindicalistas. A Cemig está, mais uma vez, sob forte ameaça. Se essa não for a prioridade maior da agenda do governo, empregados, sindicatos e empresa, os verdadeiros adversários da Cemig vencerão. O desafio é imenso”, disse Pimentel.

O projeto de socorro aos Estados aprovado pelo presidente Michel Temer e publicado nessa segunda-feira (22) prevê, entre outras contrapartidas, a privatização de empresas de saneamento, energia e do setor financeiro dos Estados que aderirem.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.