Voltar

Notícias

Ibama prorroga entrega do RAPP até 30 de abril; Minaspetro oferece o serviço

19/04/2018

Fonte: ASCOM Minaspetro

Conforme anunciado pelo Ibama no dia 27 de março, o prazo para entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras (RAPP) foi prorrogado para 30 de abril de 2018. O prazo anterior encerrou-se no último dia 31 de março.

É importante lembrar que o departamento jurídico de Meio Ambiente do Sindicato realiza, anualmente, o serviço de preenchimento do CTF e do RAPP aos revendedores interessados, por entender que o processo é complexo e trabalhoso. O investimento, mantido no mesmo valor desde 2015, é de R$ 120,00 (por CNPJ) para os associados ao Minaspetro. Os empresários que não são sócios também podem solicitar o auxílio, nesse caso o investimento é de R$300,00 (por CNPJ).

Em 2018, o Ibama também está solicitando a inscrição dos geradores de resíduos no  Cadastro Técnico Federal (CTF) de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental, ou seja, os postos devem, além de possuir o CTF/APP (Atividades Potencialmente Poluidoras), também se regularizar no CTF/AIDA.

O CTF/AIDA é um cadastro independente do CTF/APP (IN 10/2013, art. 12, I). Esse cadastro está atualmente regulamentado pela Instrução Normativa IBAMA n. 10/2013, com base legal na Lei 12.305/2010 que, em seu art.20, II, “a”, determina que os comerciantes que geram resíduos perigosos tenham Plano de Gerenciamento de Resíduos Perigosos.

É importante ressaltar que o Minaspetro está ofertando apenas os serviços do CTF/APP, ou seja, os serviços do CTF/AIDA devem ser contratados junto a terceiros. O Sindicato recomenda a leitura da Instrução Normativa 10/2013 do Ibama e, principalmente, a conferência da competência do responsável técnico pela declaração de informações no CTF/AIDA, conforme disposto no anexo II da norma acima mencionada.

A orientação do Sindicato é que os empresários não deixem para a última hora, pois o sistema do Ibama pode ficar congestionado nos últimos dias e impedir que a obrigação seja cumprida.

A circular nº02/01/2018, com informações detalhadas sobre o tema, pode ser acessada clicando aqui.

Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com os advogados Bernardo Souto e Lígia Macedo. Contato: 2108-6500 / 0800 005 6500 (apenas interior de MG).

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade