Voltar

Notícias

Inovação na Revenda de combustíveis: uma obrigação

13/06/2018

Fonte: Revista Minaspetro N° 106

Não é verdade que é impossível inovar em um posto de combustível, e o revendedor que ainda pensa dessa maneira corre sério risco de se ver fora do mercado muito em breve. A
afirmação parece alarmista, mas não restam dúvidas de que sempre há margem para modernizar procedimentos que até pouco tempo pareciam imutáveis.

Veja a história de Matheus de Castro Costa, proprietário do Posto São Matheus, em Minas Novas. Há três anos ele está à frente da Revenda fundada pelo pai e desde então tem se dedicado a melhorar a gestão e aumentar a rentabilidade do negócio. Engenheiro mecânico especializado em engenharia de energia pela Unicamp, o jovem revendedor também é proprietário de uma empresa que executa e comercializa projetos nessa área. Tempos atrás, ele notou que o gasto com energia estava muito elevado e passou a pensar em uma maneira de reduzi-lo.

Morador do Vale do Jequitinhonha, logo ele identificou a oportunidade de implantar um projeto de geração de energia fotovoltaica no posto. “Percebi que reduziria consideravelmente a conta de luz e ainda geraria crédito de energia para outros empreendimentos de minha família”, comenta Matheus. Como especialista da área, colocou a mão na massa e fez ele mesmo o projeto. Em seguida, pesquisou opções de financiamento e pôs em prática o que idealizara.

De acordo com seus cálculos, em quatro anos ele conseguirá pagar os investimentos realizados. Mas a questão financeira não foi a única responsável por despertar seu interesse em levar adiante o projeto. Matheus tem consciência de que o zelo com o meio ambiente é muito mais que uma tendência – trata-se de uma necessidade. “O caminho de qualquer empresa é a preservação ambiental. Os países desenvolvidos já pensam dessa forma, e no futuro isso será uma obrigação. Só estamos nos antecipando.”

Inquieto, o revendedor acredita que a inovação deve ser algo permanente. Por isso, ele faz parte da primeira turma do Programa de Desenvolvimento Empresarial de Varejistas Minaspetro, fruto de uma parceria da entidade com a Fundação Dom Cabral (FDC).

E você, o que está esperando para inovar? Entre em contato com o telefone 0800 9419200, ou pelo site www.fdc.org.br.