Voltar

Notícias

Kalil pode anunciar nova fase de reabertura do comércio em BH nesta terça-feira

04/08/2020

Fonte: O Tempo

É possível que Belo Horizonte assista a uma nova fase de reabertura do comércio nas próximas semanas. Uma coletiva de imprensa foi convocada pelo prefeito Alexandre Kalil para esta terça-feira (4) e contará com a participação do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus.

O anúncio dependerá do avanço dos números da pandemia colhidos entre esta segunda (3) e esta terça. Contudo, membros do grupo acreditam que, caso a tendência de melhora se confirme pela manhã, há possibilidade de avançar nas fases do protocolo estipulado.

“Vai ser decidido ainda e vamos ver o que é possível fazer. As ocupações de enfermaria estão no nível amarelo, tendendo para o verde, a transmissão está no verde e, apesar de a ocupação de UTIs ainda estar no vermelho, tanto a demanda quanto a taxa caíram nos últimos dias”, explica o infectologista Carlos Starling, que compõe o comitê.

De acordo com ele, há grande possibilidade de que as primeiras fases do protocolo de reabertura sejam colocadas em prática nas próximas semanas. “Parece que o pior momento passou. Ter fechado foi fundamental. Estávamos na fase 2 de reabertura, tivemos que voltar para a zero, e está na hora de a gente analisar a possibilidade de fazer flexibilização. Os dados saem amanhã e vamos reavaliar”, continua.

Interlocutores do Executivo afirmam que a decisão dependerá do entendimento dos médicos e especialistas. Haverá uma reunião na manhã desta terça na qual será batido o martelo sobre o que deve ser anunciado na entrevista coletiva no início da tarde. “Estamos torcendo para ter um respiro”, comentou um deles.

O médico infectologista Unaí Tupinambás, que também compõe o comitê, por outro lado, afirma que, por ora, não há entendimento diferente a ser anunciado. “Amanhã vamos falar sobre a situação. Estamos avaliando diariamente os números, a evolução da pandemia”, diz.

Procuradas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) negaram ter informações sobre o anúncio a ser feito nesta terça.

Leitos

A PBH pode receber nesta semana a resposta de hospitais privados sobre a disponibilização de leitos de UTI para a rede pública da capital. A informação é do secretário de Saúde, Jackson Machado. A

Autorizada desde o início de julho a contratar as vagas nas instituições privadas, a prefeitura ainda não recebeu a resposta dos hospitais. Quinze centros de saúde da cidade receberam um ofício-convite da administração municipal para disponibilizarem leitos, mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda não se sabe quantas vagas de UTI poderão ser abertas.

Desde o início da pandemia, a rede de saúde em BH já recebeu um incremento de mais de 557% no número de leitos. O número é da SMSA e corresponde aos leitos de enfermaria e de UTI. A ocupação das vagas assistenciais na cidade segundo o boletim desta segunda-feira é de 83,7% dos 424 leitos de UTI e de 67,1% dos 1.115 de enfermaria.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade