Voltar

Notícias

Minaspetro participa de live com investidores e explica relacionamento das distribuidoras com os postos

20/05/2020

Fonte: Minaspetro

O presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães, participou, nesta terça-feira (19), de uma videoconferência (live) com o Banco Santander de Nova Iorque e com investidores nacionais e internacionais do segmento de combustíveis para comentar o momento atual do setor, sob a ótica de um empresário que conhece a realidade da Revenda.

O encontro teve a participação de aproximadamente 44 representantes de grandes fundos de investimento que investem na bolsa de valores brasileira (Bovespa) e tem especial interesse nas ações das principais companhias distribuidoras do país – BR Distribuidora; Raízen/Shell (Cosan) e Ipiranga (Grupo Ultra).

O enfoque, na ocasião, foi explicar como a COVID 19 está impactando a revenda de combustíveis no Brasil e como tem sido o apoio de cada uma das distribuidoras à sua revenda, além de discorrer também sobre a competitividade dos postos bandeira branca versus postos bandeirados.

Durante a reunião, o presidente Carlos Guimarães também teve a oportunidade de explicar aos investidores como está sendo a dinâmica do mercado de combustíveis durante o período de restrição de mobilidade social em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Importância

Ao longo dos últimos anos, o Minaspetro vem conversando com investidores do mercado financeiro para oferecer uma visão do mercado de combustíveis sob o ponto de vista da revenda acerca do posicionamento de cada uma das distribuidoras.

O Minaspetro entende que esse momento com os investidores é importante porque, rotineiramente, as companhias, através de seus departamentos de RI (relações com investidores), apresentam resultados, estratégias e perspectivas futuras, com o objetivo de “dourar a pílula”, ou seja, mostrar que vão continuar crescendo e gerando dividendo para os seus acionistas.  A partir desses relatórios, os investidores classificam a respectiva empresa/ação com rating positivo, sugerindo a sua compra e valorizando os papéis da empresa.

O objetivo do Sindicato ao apresentar a sua visão para estes investidores é contribuir para que eles possam realmente tomar as decisões estratégicas com mais assertividade.

O crescimento sustentável e a rentabilidade de longo prazo de uma distribuidora de combustíveis passam necessariamente por uma parceira com a sua rede de varejo (postos de combustíveis), e toda vez que uma distribuidora “erra a mão” nesta parceria, seguramente irá perder mercado (Market share) e, consequentemente, rentabilidade.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade