Voltar

Notícias

Petróleo: Aumenta a desconcentração da produção

09/02/2018

Fonte: Valor Econômico

Após superar 600 mil barris/dia de petróleo em dezembro, a parcela de produção brasileira sob responsabilidade de outras companhias que não a Petrobras deve alcançar 1 milhão de barris em dois ou três anos.

Levantamento feito pelo Valor mostra que, no ano passado, petroleiras estrangeiras e pequenas e médias empresas nacionais produziram, em média, 582 mil barris/dia, o que representa um aumento de 25% ante 2016. A participação da Petrobras na produção total recuou 3,7 pontos percentuais, para 77,8%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O crescimento acelerado dessas companhias é um movimento natural, já que a principal fronteira de produção no país, o pré-sal, concentra projetos operados pela Petrobras em parceria com sócios. Além disso, a venda de ativos pela estatal e o aumento gradual da produção em plataformas que ainda não atingiram o pico de produção reforçam essa tendência.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.