Voltar

Notícias

PF faz operação em SP contra fraude na venda de combustíveis

17/08/2018

Fonte: G1*

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (15) uma operação contra um esquema de fraude e sonegação fiscal de R$ 5 bilhões na venda de combustíveis. Agentes prenderam quatro pessoas em São Paulo e Campinas, no interior paulista. Outro suspeito é procurado.

A PF também cumpre seis mandados de busca e apreensão nas duas cidades.

O alvo principal é um auditor fiscal da Receita Federal suspeito de receber presentes do grupo criminoso, como uma viagem ao exterior e materiais de construção para a reforma da casa dele. Em troca, passava informações sigilosas, prestava consultoria e agilizava a liberação de bens importados pelos empresários.

A investigação cita ainda supostos repasses de propina a um ex-conselheiro do Carf, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Ele é alvo da operação Zelotes e justamente por isso pediu demissão do cargo.

Os investigados responderão por corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes contra a ordem tributária. As penas variam de 2 a 12 anos de prisão, além de multa.

Operação Rosa dos Ventos
Esta nova etapa da investigação teve início com a análise do material apreendido na primeira fase, realizada há exato um ano e deflagrada após fiscalização da Receita constatar sonegação fiscal em uma distribuidora de combustíveis de Paulínia, também no interior.

Na ocasião, foram investigados, crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsificação de títulos públicos. Levantamentos feitos na investigação apontaram um prejuízo de R$ 5 bilhões em impostos sonegados e multas que deixaram de ser pagas pelos investigados e suas empresas.

*Extraída do site Fecombustíveis

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade