Voltar

Notícias

Presidente do Minaspetro faz apresentações nos Estados Unidos sobre o mercado brasileiro de combustíveis

16/05/2019

Fonte: ASCOM Minaspetro

Interessados em saber mais sobre as recentes mudanças propostas para o mercado brasileiro de combustíveis e também entender mais a fundo como está a relação da revenda com as grandes companhias distribuidoras de combustíveis, a XP Investimentos convidou – e pagou todas as despesas de viagem – para o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães, palestrar para diversos investidores internacionais em um roadshow de três dias em Nova York e Boston, nos Estados Unidos.

A visita aconteceu entre os dias 29 de abril e 4 de maio. Foram 12 apresentações presenciais, para investidores em Nova York e Boston, além de vídeo conferências diretamente para Cingapura,  Londres, México e São Francisco.

Pela primeira vez na história, um revendedor palestra para os maiores fundos de investimento do mundo, alguns deles com mais de US$ 1 trilhão de dólares sob sua gestão. Por questões de compliance não mencionaremos os nomes dos fundos, mas podemos dizer que alguns deles estão entre os maiores investidores do grupo Ultra, da Cosan, BR Distribuidora e Petrobrás, todas elas listadas na bolsa de ações  brasileira (Bovespa).

Mas você deve estar se perguntando, por que foi tão importante este roadshow?

Empresas que possuem seu capital negociado em bolsas de valores realizam constante contato com os mercados financeiros, através de seus RIs (relações com investidores), apresentando seus planos de negócios e possibilidades de lucros futuros. Com isto esperam que estes investidores comprem seus papéis (ações) e que estes se valorizem, gerando mais valor para os seus acionistas e bônus para seus executivos.

Entretanto se uma distribuidora, está gerando muito lucro no curto prazo, às custas da ”canabalização” da margem do seu revendedor (como vimos acontecer), esta situação tende a não se manter, pois os postos poderão não renovar seus contratos e, consequentemente, a distribuidora irá perder participação no mercado (Market share) e seus resultados financeiros serão piores.

O que estamos fazendo através deste road show é apresentar e antecipar para os investidores como está o relacionamento com as distribuidoras e como o mercado deverá se comportar no futuro. Claro que estas análises serão realizadas pelos especialistas nos fundos, mas o certo é que todos eles estavam interessadíssimos em nossas palestras e demonstraram profundo conhecimento do nosso setor!


Mensagem do presidente:

”Revendedor sinta-se valorizado e ouvido! A sua voz ecoou em Nova Iorque, Boston, Londres, Cingapura, México e São Francisco.

Se a sua distribuidora não te respeitar, não for sua verdadeira parceira comercial você não fará mais negócios com ela, e consequentemente ela perderá muito valor! Sempre pensamos que somos a parte fraca da relação, agora estamos demonstrando que não!

Nossa voz, definitivamente extrapolou os limites de da “terra do pão de queijo’.

Depois do maior congresso da história, agora estamos começando a equilibrar o jogo: tenho muito orgulho de você revendedor mineiro!”