Voltar

Notícias

Revenda insatisfeita com a Ipiranga lota auditório do Minaspetro

05/02/2016

IMG_3763O Minaspetro recebeu na última quarta-feira, dia 3 de fevereiro, dezenas revendedores de combustíveis insatisfeitos com a atual política de relacionamento com o cliente da distribuidora Ipiranga e com a falta de competitividade dos preços praticados pela companhia, uma das quatro maiores do segmento no país. Estiveram presentes como interlocutores do encontro o presidente do Minaspetro, Carlos Guimarães Jr., o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares e o advogado do departamento jurídico Cível Comercial do Minaspetro, Arthur Villamil.
Foram discutidos durante a reunião a baixa competitividade dos preços da companhia frente às outras bandeiras, vendas casadas das franquias e planos de marketing, altos royalties, falta de produtos, entrega de produtos não pedidos, e vários outros problemas.
O encontro possibilitou aos revendedores que vieram de todo o estado de Minas Gerais – alguns dirigiram mais de 400 km – que expusessem as inúmeras dificuldades enfrentadas diariamente no relacionamento entre revendedor e companhia, que serão analisadas pelo departamento jurídico do Minaspetro de acordo com adocumentação de cada empresário.
Pauta recorrente abordada pelos revendedores foi a dificuldade de comunicação com os assessores comerciais da Ipiranga, principalmente no interior do Estado.
Ciente dos diversos problemas enfrentados pelos empresários, por sua experiência como assessor jurídico da Fecombustíveis, Arthur Villamil tratou de explicar aos presentes quais as alternativas que podem ser adotadas, a depender da situação concreta de cada revendedor, entre elas a notificação extra-judicial, visando o reequilíbrio contratual conforme determinado no art. 478, do Código Civil.
Em casos mais graves, o advogado do Minaspetro ressaltou que os revendedores que se sentirem prejudicados pela companhia, como em questões de onerosidade excessiva ou discriminação de preços, por exemplo, podem procurar o departamento jurídico Cível Comercial do Sindicato para receberem, individualmente, orientações acerca do tema ou mesmo ajuizarem ações.
Foi ressaltado durante toda a reunião que os revendedores devem respeitar à livre concorrência, não devem trocar informações sensíveis, e foi apresentado também os limites de atuação do Minaspetro. A reunião seguiu rigorosamente estes preceitos e os participantes assinaram termos se comprometendo a respeitar e zelar pelas normas de proteção da livre concorrência.
O Minaspetro ressalta que não interfere nas relações comerciais entre seus associados e as companhias distribuidoras em respeito à legislação antitruste.

Fonte: Minaspetro

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.