Voltar

Notícias

Polícia Civil e ANP fazem operação em postos de combustíveis em BH

16/07/2025

Fonte: O Tempo

Três postos de combustíveis foram fiscalizados, nesta terça-feira (15/07), em Belo Horizonte. A ação integrou uma ação conjunta da Polícia Civil de Minas Gerais e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os trabalhos verificam, dentre outros pontos, a qualidade dos combustíveis que estão sendo comercializados nos estabelecimentos. Dois postos, um no bairro Palmares e outro na avenida Pedro I, foram inspecionados pela manhã. Um terceiro endereço, no bairro Nova Esperança, na região Noroeste, foi inspecionado à tarde.

De acordo com a ANP, foram lavrados dois autos de infração contra dois postos por mal funcionamento do termodensímetro – dispositivo usado em bombas de combustível para verificar a qualidade do etanol – e venda de diesel S10 comum como se fosse aditivado.

Também foram apreendidos três lubrificantes que estavam sendo comercializados sem registro na ANP, ou seja, fora dos padrões de conformidade em dois dos estabelecimentos. Em nota, a Polícia Civil afirmou que a ação teve como objetivo a aferição quantitativa e qualitativa dos combustíveis. Os trabalhos tiveram apoio de agentes da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, vinculada ao Departamento Estadual de Combate à Corrupção e a Fraudes.

No radar das autoridades

A fiscalização desta terça-feira é realizada duas semanas depois que o Procon do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) fechou quatro postos da rede Vixx, em BH, por venda de combustível adulterado.

O Procon detectou que os postos adicionavam solventes ao combustível, caracterizando adulteração. Amostras foram avaliadas e reprovadas pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis da Universidade Federal de Minas Gerais (LEC/UFMG). Os postos permanecerão fechados até que novos testes comprovem que eles adequaram os produtos.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro) ainda não se manifestou sobre a operação desta terça-feira.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.
publicidade