Características do frentista que encantam seus clientes
Já falamos aqui no blog sobre a importância de sempre prestar um bom atendimento em um posto de combustível para conseguir boas vendas.
Hoje vamos falar sobre o papel do frentista neste processo, das características que precisa ter para que todos os clientes saiam do posto encantados e retornem sabendo que serão bem atendidos. Confira!
Cordial
O ato de receber um consumidor envolve não apenas dar um bom dia ou uma boa noite, mas também ouvi-lo com atenção para entender seus pedidos e poder ajudá-lo com eventuais dúvidas.
É preciso que o frentista seja sempre cordial, usando também frases para despedir como “esperamos vê-lo novamente” ou “volte sempre”, pois elas reafirmam o aspecto atencioso do atendimento.
Bem-informado
Em um posto é comum que motoristas procurem diversas informações sobre os combustíveis, sobre caminhos que devem pegar para chegarem a determinado local, sobre troca de óleo, sobre algumas partes mecânicas do automóvel, entre outras questões. Considerando isso, é importante que o frentista conheça e saiba dar todas essas informações de forma gentil e prestativa.
Cauteloso com a aparência e o ambiente de trabalho
É importante também que o frentista esteja atento à sua higiene pessoal, estando sempre de banho tomado, cabelos penteados e dentes limpos. Esse cuidado deve estender-se também para o local de trabalho, ou seja, ele deve procurar manter a bomba de combustível limpa assim como bancos e outros utensílios que utiliza para prestar atendimento.
Bem posicionado
Ficar sentado em grupo ou encostado de braços cruzados para receber clientes passa uma imagem muito ruim para os consumidores, que provavelmente não se sentirão bem-vindos ao se depararem com tal cena.
Portanto, um frentista que quer encantar o seu público deve sempre estar de prontidão, com um sorriso no rosto e com muita alegria para atender a todos.
Paciente
Quem trabalha com o público em geral eventualmente tem que lidar com pessoas de todos os tipos, incluindo aquelas que não sabem o que querem ou mesmo aquelas grosseiras. Em ambos os casos é preciso que o frentista tenha paciência, procure ouvir tudo que o cliente tem a dizer com calma para depois orientá-lo de forma objetiva e clara.
Sabe medir as palavras
Uma das formas de encantar o cliente é saber conversar com ele de forma educada. Por isso, é importante que as pessoas que trabalham no posto não falem palavrões ou usem uma linguagem de baixo.
Outra dica importante é sempre que a conversa esticar com um cliente o frentista deve evitar falar sobre religião, política e futebol, pois esses são assuntos delicados, que podem geram opiniões diferentes e causar pequenos desconfortos.
Bem-equipado
Para exercer o trabalho com a maior eficiência possível, o frentista deve estar com todos os utensílios que precisa em boas condições de uso e a seu alcance. Isso se aplica a canetas, máquinas de cartão e afins.
Essa são algumas características que todo frentista precisa ter para garantir um ótimo atendimento e conseguir encantar os clientes. Portanto, o gestor do posto precisa repassá-las aos frentistas de modo que o estabelecimento seja campeão no quesito atendimento!
Comente com a gente suas considerações sobre o post e fique ligado nas atualizações do blog. Até a próxima!