Quais as vantagens de ser um posto de combustível sindicalizado?

A gestão do conhecimento é um dos aspectos mais valorizados no meio corporativo. Por isso, o intercâmbio de informações passa a ser primordial para identificar fatores que podem ser aperfeiçoados em uma empresa. Seguindo essa tendência, muitos estabelecimentos comerciais estão mais atentos às vantagens de ser sindicalizado.

No caso de um posto de combustível, o empresário pode ter a oportunidade de conhecer iniciativas que venham a melhorar as condições de trabalho dos funcionários. Não tenha dúvida de que a produtividade aumenta consideravelmente quando os empregados são tratados com respeito.

Neste post, vamos apontar alguns benefícios para os postos que integram um sindicato da categoria. Confira!   

Conte com assessoria comercial

Como se relacionar melhor com os clientes e ter a garantia que o seu posto está cumprindo os requisitos para o funcionamento legal? Uma boa resposta para essas perguntas é contar com o apoio de profissionais especializados na gestão comercial.

Alguns sindicatos, como o Minaspetro, prestam esse tipo de assessoria para os estabelecimentos e auxiliam os revendedores em pontos específicos que, por vezes, passam despercebidos aos olhos do gestor.

Tenha um bom apoio jurídico

Não é fácil lidar com a burocracia. Manter um posto de combustíveis funcionando dentro das regras exige bastante atenção.

Para evitar grandes problemas com órgãos públicos, clientes e funcionários, a recomendação é contar com uma boa assistência jurídica, o que muitos sindicatos oferecem aos participantes.

 As ações abrangem diversos segmentos jurídicos, como:

  • comercial: relação com o consumidor, elaboração de contratos, entre outros itens;
  • meio ambiente: maior atenção aos procedimentos relacionados com o licenciamento ambiental e às regras dos órgãos ambientais;
  • metrológica: estar adequado às normas de órgãos como ANP, Inmetro e Ipem, o que permite priorizar a qualidade do combustível e o uso de adesivos e placas obrigatórios;
  • trabalhista: apoio a demandas relacionadas com a Justiça do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego. Também colabora para o cumprimento das convenções coletivas e de normas de segurança com foco no bem-estar dos funcionários;
  • tributário: atua para o posto estar em situação regular junto à Secretaria de Estado de Fazenda, à Receita Federal e a outros órgãos que fiscalizam o pagamento de impostos.

Fique bem informado

Em geral, os sindicalizados têm acesso mais fácil à nova legislação do setor e a outros temas de interesse da categoria. Também é possível receber um clipping eletrônico diário com as principais notícias do setor.

Sem dúvida, ficar atualizado colabora para que o estabelecimento respeite a lei, ofereça boas condições de trabalho para os empregados, acompanhe as principais tendências da economia e esteja mais atento ao comportamento dos consumidores.  

Ofereça mais benefícios para os funcionários

Com o apoio do sindicato, é bem mais simples proporcionar aos empregados uma série de benefícios, como vale-alimentação, assistência médica, plano odontológico, auxílio-creche, entre outros.

Além disso, podem ser promovidas palestras de cunho educativo e profissional para os funcionários. 

Participe dos principais eventos do setor e entenda as vantagens de ser sindicalizado

Ficar atento às inovações deve fazer parte da rotina dos empresários. Pensando nisso, muitos sindicatos oferecem descontos especiais para participar de congressos em níveis estadual e nacional.

Os eventos também são excelentes para conhecer fornecedores e trocar informações sobre as principais tendências do segmento.

Restou alguma dúvida sobre as vantagens de ser sindicalizado? Deixe o seu comentário aqui no post e conte com nossos especialistas para ajudar você!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!