O que considerar ao fazer a contratação de frentistas no posto?

Oferecer um atendimento de qualidade aos clientes é essencial quando a intenção é que eles continuem voltando ao estabelecimento para consumir. Isso não poderia ser diferente nos postos de combustível: os frentistas têm que unir bons modos e agilidade para cativar as pessoas.

Portanto, para evitar que você erre na hora de abrir um posto de combustível, mostraremos algumas dicas valiosas para contratar os melhores profissionais e estrear com o pé direito no mercado. Você verá como as entrevistas, por exemplo, devem ser conduzidas de maneira estratégica para fisgar trabalhadores qualificados. Acompanhe conosco!

Peça indicações

Converse com fornecedores para obter indicações de funcionários de alto nível. Além disso, procurar o sindicato da categoria é uma ótima ideia na hora de buscar profissionais com experiência e uma boa fila corrida.

Anunciar as vagas em redes sociais como o LinkedIn também é uma boa maneira de ter acesso a informações preliminares sobre o candidato, como seu currículo e suas motivações. Uma pessoa que cuida bem do seu perfil nessa rede social tem grandes chances de ser um profissional sério e motivado.

Faça uma entrevista estratégica

Quando for entrevistar os candidatos, busque frentistas que demonstrem habilidade e desenvoltura na hora de conversar. Como eles precisam lidar com o público, algumas das características desejáveis são: paciência, empatia e proatividade.

Contudo, não basta ser “bom de conversa”. É preciso combinar bons modos com a agilidade no atendimento, já que muitas pessoas desejam apenas abastecer o carro e deixar o posto. Por isso, questione o candidato sobre suas características profissionais e experiências anteriores.

Defina quais características o profissional deve ter

O profissional deve se adequar às características de funcionamento do posto. Portanto, busque contratar pessoas que se assemelhem, no comportamento, aos melhores funcionários do estabelecimento. Desse modo, ficará mais fácil formar uma equipe totalmente alinhada aos objetivos do negócio.

Além disso, caso deseje desenvolver um plano de carreira para que os profissionais possam evoluir, priorize pessoas que manifestem a intenção de crescer dentro da empresa. Nesse caso, quem está apenas buscando se ocupar interinamente até encontrar outro emprego pode não ser a melhor opção.

Preze pela boa comunicação

Na hora da entrevista, as questões devem ser direcionadas para a seleção de candidatos com o perfil mais próximo do que você precisa. Por isso, evite fazer perguntas muito vagas ou fáceis de serem respondidas. Afinal, elas são genéricas e geram respostas igualmente genéricas.

Portanto, não inclua questionamentos comuns como “quais são suas principais qualidades?”. Priorize questões mais instigantes, que permitam conhecer melhor o candidato e seus objetivos com aquele trabalho.

Priorize profissionais com experiência

Busque profissionais com experiência em postos e cheque os currículos para se certificar de que eles tenham o perfil adequado para a posição. Um exemplo: caso o seu estabelecimento esteja situado em uma zona urbana muito movimentada, procure frentistas que já tenham atuado em ambientes com um amplo fluxo de pessoas e carros.

Assim, na hora de selecionar, é uma ótima ideia priorizar pessoas com experiências semelhantes ao trabalho que será desempenhado agora. Isso se mostra especialmente importante na hora de abrir um posto de combustível: afinal, será mais fácil criar uma cultura organizacional com pessoas que já tenham demonstrado as qualidades que o seu estabelecimento busca.

E aí, gostou do artigo e quer ler mais sobre como garantir os melhores frentistas para o seu posto? Aproveite para ver agora mesmo como realizar o treinamento desses profissionais!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!