6 coisas que você precisa saber antes de abrir seu posto de combustível

Hoje, existem várias formas de começar o próprio negócio, além de diversos setores nos quais você pode se inserir. Um bom exemplo disso é a possibilidade de abrir seu posto de combustível, um segmento que pode ser bem rentável, desde que você tenha a orientação e o preparo certos.

Pode ser um pouco difícil dar os primeiros passos. Há alguns pontos que precisam ser observados com bastante atenção, para melhorar as chances de sucesso do seu investimento. Para ajudar com isso, separamos aqui uma lista de coisas com as quais você deve se preocupar ao abrir sue posto de combustível.

Confira!

1. Você vai precisar de algumas licenças

Um dos primeiros pontos que você deve pesquisar antes de pensar em abrir um posto é o número de licenças necessárias. Afinal, você lidará com substâncias potencialmente perigosas e que podem causar riscos ambientais. O governo exigirá uma série de comprovantes da integridade do seu negócio, desde aspectos da infraestrutura até permissão de operação. Se algum estiver em falta, pode causar vários problemas legais.

2. Avalie os custos

O custo de investimento é a base para qualquer planejamento financeiro. Antes de qualquer outra coisa, faça uma pesquisa avaliando a média de preços da mercadoria, da construção, infraestrutura, registro, entre outras coisas com as quais você terá que arcar. Também, considere a diferença entre montar um novo posto ou reformar um já existente.

3. Escolha um bom ponto

O local de instalação ao abrir seu posto de combustível tem um grande impacto em sua rentabilidade e longevidade. É importante buscar um ponto com bastante movimentação de veículos e que seja visível, de forma que vários motoristas se sintam impelidos a fazer uma visita.

4. Busque a melhor infraestrutura

Encanamento, tanques, veículos, espaço para mercadorias, entre várias outras coisas, são muito importantes para promover o sucesso de um posto de combustível. Se a infraestrutura não for adequada, não será possível acompanhar o desenvolvimento do local e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do serviço.

5. Capacite bem a sua equipe

Após pensar em como elaborar sua estrutura, é bom lembrar de preparar uma equipe adequada para abrir seu posto de combustível. Mesmo os melhores equipamentos, fornecedores, logística e procedimentos não servem muito quando não há pessoas devidamente preparadas para lidar com os pormenores das rotinas de trabalho e atender diretamente seus clientes.

6. Atenção à segurança

Considerando que há certo risco ao manusear combustíveis, assim como vários outros produtos comuns nesse setor, é sempre necessário ter cuidado redobrado com sua segurança. Isso inclui a instalação de tanques bem vedados e a implantação de protocolos de emergência, caso haja algum vazamento de combustível em qualquer parte do posto. Isso envolve tanto o preparo da equipe quanto da infraestrutura que será usada.

Agora que você tem essas dicas, pode se planejar melhor para abrir seu posto de combustível. Um pouco mais de preparo vai poupar bastante energia nos primeiros meses de trabalho.

Se você achou este artigo útil, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se informar sobre o tema.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!