Entenda para que serve cada tipo de gasolina

Você sabe para que serve cada tipo de gasolina? Com tantas opções nos postos de combustíveis, é preciso saber fazer a escolha certa, sempre privando pelas boas condições do seu carro. Inclusive, o correto abastecimento influencia até mesmo na economia de dinheiro.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post e abasteça sempre com consciência!

Saiba qual a gasolina certa para o seu veículo

Você chega ao posto e o frentista logo dispara: “E aí, patrão, aditivada, comum, premium, podium, etanol ou GNV?” Logo, a dúvida se torna uma companheira da resposta. Qual utilizar?

Basicamente, os carros mais novos, de 2015 para cá, funcionam adequadamente com qualquer tipo de gasolina, desde que o produto seja de uma origem de qualidade, como as vendidas em postos de bandeira.

No entanto, a aditivada é recomendada por ser mais econômica, auxiliando no bom funcionamento do motor. Já o etanol não tem diferenças.

Gasolina comum

É a gasolina mais encontrada no mercado e pode ser utilizada em carros, motos, embarcações etc. Esse tipo é preparado pelas companhias distribuidoras ao adicionarem 25% de álcool em sua composição.

É amarelada e tem o menor preço nas bombas. No entanto, é exatamente o desrespeito na porcentagem de etanol exigida pela lei na mistura que muitas vezes danifica os motores e velas, trazendo prejuízos econômicos aos motoristas.

Premium

A Premium tem uma formulação especial, com maior octanagem e que foi desenvolvida pela Petrobras para atender aos carros nacionais e importados com alta taxa de compressão e desempenho.

Assim, esse combustível tem uma elevada resistência à detonação, sendo menos poluente e mais econômico em comparação à gasolina comum.

Aditivada

Trata-se da gasolina conhecida como tipo A em razão do pacote de aditivos multifuncionais com características detergentes e dispersantes.

São fatores que reduzem os problemas de impurezas nos carburadores e nos bicos injetores, ou seja, o valor um pouco mais caro compensa pela conservação das peças do seu carro.

Além disso, traz mais segurança nos deslocamentos, evitando possíveis falhas em situações que exigem o bom funcionamento das peças, como em uma ultrapassagem.

Analisando cada tipo de gasolina, você poderá escolher a melhor para o seu veículo e também para o bolso.

Aprenda quando usar o etanol

Agora que você já sabe para que serve cada tipo de gasolina, é importante ficar informado sobre o uso do etanol, tendo em vista que os reajustes estão sendo frequentes.

A conta é bem simples: se o etanol custar menos de 70% do valor da gasolina, vale a pena a substituição. Do contrário, não. Isso porque o etanol queima mais rápido e diminui a relação de Km/l.

No caso de donos de postos de combustíveis, a dica é sempre oferecer a maior quantidade de produtos possíveis, pois a diversificação atrai mais clientes e ajuda no processo de fidelização.

Priorize sempre a qualidade e invista no bom atendimento, e na capacitação dos colaboradores para que eles saibam informar corretamente para que serve cada tipo de gasolina. Assim, os clientes ficarão satisfeitos e sempre retornarão ao seu posto de combustíveis.

Você gostou do nosso conteúdo? Quer sempre acompanhar as nossas publicações? Então, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!