Voltar

Notícias

Fastback e Pulse: conheça os primeiros modelos híbridos da Fiat no Brasil

08/11/2024

Fonte: Diário do Comércio

A Fiat apresentou, nesta semana, os utilitários esportivos Fastback e Pulse com motorização com tecnologia híbrida.

De acordo com a fabricante italiana, o sistema garante uma experiência de condução mais sustentável, unindo performance e eficiência.

O novo motor T200 Hybrid passa a equipar as versões Audace e Impetus do Fastback e do Pulse.

A novidade traz uma combinação entre etanol e eletrificação, uma alternativa competitiva de transição para uma mobilidade de baixo carbono alinhada ao potencial da matriz energética no Brasil.

“Como marca que está no coração dos brasileiros e lidera o mercado nacional nos últimos anos, temos a obrigação de também liderar esta nova era de transformações. O DNA de inovações acessíveis está presente na Fiat, que sempre revolucionou e democratizou tecnologias no Brasil. Por isso, nossos SUVs vão impulsionar mais uma revolução, desta vez, intensificando os nossos esforços em oferecer uma mobilidade cada vez mais limpa”, destacou o vice-presidente da marca Fiat para a América do Sul, Alexandre Aquino.

O lançamento do Fiat Fastback e Pulse híbridos materializam os esforços da Stellantis no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid, que deu origem à plataforma Fiat Hybrid, visando oferecer mobilidade limpa, segura e acessível no Brasil e na América do Sul.

O Polo Automotivo Stellantis de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) é o centro global da empresa no desenvolvimento desta tecnologia, dando continuidade ao seu legado de inovação.

Segundo a Fiat, durante os próximos anos, mais de 40 novos modelos e 8 powertrains, incluindo opções híbridas e 100% elétricas, serão lançados pela Fiat e as demais marcas da Stellantis com parte dos R$ 32 bilhões em investimentos até 2030, o maior da história da indústria automotiva na região.

Motor T200 Hybrid

Nas versões híbridas do Fastback e do Pulse, o motor T200 Flex, 1.0 turbo com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT de sete (7) velocidades, terá maior eficiência energética, entregando performance e melhor custo-benefício.

A Fiat informou que, no ciclo urbano, o Fastback, teve uma redução no consumo de combustível de 11,5% com gasolina (9,8% com etanol), e no Pulse o percentual é de 10,7% tanto na gasolina, quanto no etanol.

O sistema híbrido da Fiat possui um motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e motor de partida.

Esse sistema híbrido dual-battery é capaz de gerar torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V, que fornecem energia ao motor elétrico.

O sistema gera potência de até 3kW, garantindo melhor performance ao automóvel e redução de consumo de combustível.

O sistema híbrido é composto pelos seguintes componentes:

• Duas baterias de 12V, sendo uma de chumbo-ácido (localizada no cofre do motor) e outra de íon de lítio (localizada abaixo do banco do motorista);
• Sistema DBSM (Dual-Battery Switch Module ou Módulo de Comutação de Duas Baterias) usado para conectar, separar ou controlar as duas baterias de acordo com a estratégia da central eletrônica, garantindo a operação eficiente e a carga adequada;
• Motor elétrico multifuncional de 12V e 3kW conectado mecanicamente ao motor de combustão e alimentado por uma bateria auxiliar de íon de lítio, que substitui o alternador e o motor de partida.5

O sistema funciona através de quatro modos de operação:

  1. e-Start&Stop: função Start-Stop durante paradas. Quando o veículo para completamente, o sistema desliga o motor a combustão, economizando combustível. Nas desacelerações, o motor a combustão permanece em funcionamento sem injetar combustível, priorizando a regeneração de energia.
  2. e-Assist: assistência do motor elétrico ao motor de combustão. Durante acelerações e retomadas, as baterias de lítio e chumbo fornecem energia para o motor elétrico, que gera torque adicional para o motor de combustão, reduzindo o consumo de combustível do veículo.
  3. Alternador inteligente: dois modos de funcionamento que dependem da condição das baterias. No modo alternador, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão com baixos estados de carga, e o alternador inteligente permite o carregamento das baterias. No modo neutro, as baterias de chumbo-ácido e/ou íon de lítio estão carregadas, e o alternador inteligente permite que as baterias mantenham as cargas elétricas do veículo.
  4. e-Regen: regeneração de energia durante desacelerações. A função de regeneração converte energia mecânica em energia elétrica, que é armazenada nas duas baterias (chumbo-ácido e íon de lítio). O sistema é capaz de regenerar até 25% da energia que seria desperdiçada em um motopropulsor convencional. Estes modos de operação formam um ciclo sequencial que será representado de forma lúdica através do novo painel digital, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace, com imagens representativas de cada fase para que o motorista consiga gerenciar a eficiência do veículo.

Consumo

De acordo com as informações divulgadas pela Fiat, o consumo dos dois modelos ficou da seguinte forma com o novo sistema híbrido:

Pulse
Urbano: 13,4 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol)
Rodoviário: 14,4 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol)

Fastback
Urbano: 12,6 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol)
Rodoviário: 13,9 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol)

Ainda de acordo com a fabricante italiana, o Fastback atinge a velocidade máxima de 194/196 km/h (gasolina/etanol) enquanto, o Pulse, atinge 187/189 km/h (gasolina/etanol).

Versões e preços

Fastback Audace T200 Hybrid (automático) – R$: 151,99 mil

Motor T200 Hybrid (130cv); cor exclusiva azul Amalfi (estreando na linha Fastback); Keyless; carregador por indução; multimídia de 10,1 polegadas; Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist); Frenagem Autônoma de Emergência (AEB); detecção de chuva; retrovisor fotocrômico; farol alto automático e partida remota.

Fastback Impetus T200 Hybrid (automático) – R$: 161,99 mil

Todos os itens da versão Audace acrescidos de: cluster de 7 polegadas; sensor de estacionamento dianteiro; farol de neblina; luz no retrovisor; retrovisor com tilt down e rebatimento; roda de liga-leve de 18 polegadas; teto bicolor e bancos revestidos em material sintético que imita o couro.

Pulse Audace T200 Hybrid (automático) – R$: 125,99 mil

Motor T200 Hybrid (130cv); cor exclusiva azul Amalfi; multimídia de 10,1 polegadas; banco bipartido; câmera de ré e sensor de estacionamento; Keyless; carregador por indução; partida remota; rodas de liga-leve de 16 polegadas e volante revestido em couro.

Pulse Impetus T200 Hybrid (automático) – R$: 140,99 mil

Todos os itens da versão Audace acrescidos de: cluster de 7 polegadas; sensor de estacionamento dianteiro; Assistente de Permanência em Faixa (Lane Keep Assist); Frenagem Autônoma de Emergência (AEB); farol de neblina; luz no retrovisor; retrovisor com tilt down e rebatimento; detecção de chuva; retrovisor fotocrômico; farol alto automático; roda de liga-leve de 17 polegadas; bancos revestidos em material sintético que imita o couro e teto bicolor.

O Minaspetro divulga notícias de outros veículos como mera prestação de serviço. Esses conteúdos não refletem necessariamente o posicionamento do Sindicato.