Como montar um plano de negócio de sucesso

Como montar um plano de negócio de sucesso

O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa ganhar o mercado, crescer e ser bem-sucedida, mas para alcançar o sucesso, é necessário planejar. Centenas de empreendimentos são encerrados por falta de organização e planejamento. Muitos deles poderiam ter sido prósperos se tivessem seguido um direcionamento com estratégias para alcançar seus objetivos.

Esse direcionamento pode ser bem executado através de um plano de negócios, que nada mais é do que um roteiro, uma forma de planejar minuciosamente o crescimento da sua empresa. Nesse roteiro, é preciso levar em consideração a sua ideia, os recursos que tem disponível, o plano de marketing e o lugar que a empresa vai ocupar no mercado.

Engana-se o gestor que acha que o plano de negócios deve ser feito apenas para as empresas que estão começando. Na verdade, ele é mais importante ainda para as companhias já estabelecidas, pois o mercado muda, o público muda, os recursos mudam e o planejamento deve acompanhar esse fluxo, adequando-se às novas demandas do mercado.

No post de hoje vamos mostrar cinco passos para criar um plano de negócios de sucesso, que vai ajudar a alavancar o seu empreendimento. Confira:

1 – Analise a viabilidade da sua ideia

Pense se a sua ideia é realmente rentável. Muitas vezes, ideias geniais não são fáceis de serem executadas. Analise os custos que essa ideia vai demandar e quais são as possibilidades de lucro. Há recursos para serem investidos? Há capital de giro? Há algo parecido no mercado? Quais serão seus concorrentes diretos? Quem serão seus possíveis parceiros? Haverá público para o seu empreendimento? Quem é esse público? Quais são minhas oportunidades? É possível acessar essas oportunidades? Respondidas essas perguntas, é hora de começar a colocar a mão na massa!

2 – Trace objetivos

Depois de descobrir se a sua ideia é realmente viável, pense onde você quer chegar. Estabeleça períodos de tempo e quanto você espera que sua empresa cresça nesse intervalo. Qual o volume de vendas você pretende alcançar? Qual a lucratividade estimada? Seja realista. O mercado está cada vez mais competitivo e empresas novas precisam de tempo para se estabilizarem e ganharem visibilidade. Lembre-se também de que planejamentos podem ser modificados, por isso não se sinta frustrado se algo precisar ser mudado no meio do caminho.

3 – Tenha um modelo a ser seguido

Existem vários modelos de planos de negócio gratuitos disponíveis na internet. Com a ajuda desses exemplos você  poderá descrever todas as informações possíveis sobre sua empresa, traçar o perfil do seu consumidor e, assim, desenvolver as melhores estratégias para alcançar os objetivos.

4 – Informe-se

Mantenha-se informado sobre o mercado, as demandas, as oportunidades e os riscos. Leia constantemente sobre o seu nicho e converse bastante com pessoas da área e outros empreendedores que estão no mesmo estágio em que você. É importante ter conhecimento no assunto para não se equivocar na hora de planejar o seu negócio.

5 – Tenha disciplina

Procure seguir à risca tudo que você planejou. Quanto mais disciplinado você for com seu plano, maiores serão as chances de ele dar certo. Seu planejamento não deve ser rígido demais, pois como foi dito anteriormente, qualquer estratégia pode ser mudada, mas a disciplina é importante, inclusive, para saber a hora certa de se adequar.

Agora que você já sabe como deve prosseguir ao montar um plano de negócios, mãos à obra! Não se esqueça de escrever para a gente qualquer dúvida e sugestão. Até a próxima!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “Como montar um plano de negócio de sucesso”

  1. Olá, gotei muito do artigo, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

    1. admin disse:

      Obrigado, Valdemir! Sempre teremos novas dicas para você. Fique de olho no blog!

  2. Mestreandre disse:

    Muito bom ,top demais esse artigo

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!