Como fidelizar os clientes do seu posto de combustível

Como fidelizar os clientes do seu posto de combustível

Um dos maiores desafios de proprietários de postos de combustível, mais do que atrair clientes para seu estabelecimento, é saber fidelizá-los. Para se destacar em um cenário cada vez mais competitivo, é preciso ser diferente e oferecer serviços que superem as expectativas de seu público, fazendo-o se sentir confortável e ganhar sua confiança.

No post de hoje, separamos 4 dicas de como fidelizar os clientes do seu posto de combustível. Confira a seguir!

Mantenha seu posto de combustível organizado

Antes de colocar qualquer estratégia de fidelização de clientes em ação, você deve atraí-los. Para tanto, mantenha um ambiente bem organizado, com bombas bem sinalizadas, colocadas de modo que o fluxo de carros seja coerente e fluido.

Deixe os locais de estacionamento bem identificados e dedique um espaço para clientes preferenciais e clientes VIP.

Ofereça serviços complementares diferenciados para o motorista

Limpeza de para-brisa e checagem de óleo já são serviços basicamente obrigatórios em postos de combustível, portanto, você deve sair do comum e oferecer opções mais completas e interessantes ao seu cliente.

Boas opções de serviços diferenciados são a calibragem de pneus e o lava-rápido, que podem ser complementados com um serviço de vallet para dar liberdade ao motorista visitar a sua loja de conveniência, utilizar caixas eletrônicos ou simplesmente descansar enquanto sua equipe toma conta de tudo.

Entendendo o perfil do seu cliente, você pode ir além e oferecer serviços ainda mais personalizados. Manter uma bomba de ar para bolas de futebol pode ser um atrativo se o seu posto está localizado próximo a centros de esportes, por exemplo.

Leve a sério o atendimento personalizado

Muitos serviços como os de postos de combustível ainda dependem muito da confiança entre cliente e estabelecimento comercial. Por isso, é muito importante que sua equipe crie vínculos com clientes frequentes, o que pode ser feito de várias maneiras.

O bom e velho cadastro de clientes ajuda a mapear os gostos e necessidades de cada cliente, por exemplo, e permite que sua equipe ofereça serviços de acordo com cada perfil.

Para dar um passo adiante nessa estratégia, é interessante que você mantenha em seu quadro de funcionários profissionais que entendam não somente de como consertar uma falha mecânica nos veículos, mas também entendam do modelo dos carros e suas particularidades. Desse modo, você aproxima o seu cliente e oferece soluções para atendê-lo da melhor forma possível.

Tenha formas de pagamento flexíveis

Embora seja sinônimo de dor de cabeça, o pagamento com cheque não precisa ser descartado de seu estabelecimento. Muitos clientes ainda trabalham com essa forma de pagamento e não há problema algum em aceita-la se você mantiver seu banco de cadastros atualizado. Ofereça essa opção de pagamento para clientes VIP, por exemplo. Não sei se é uma boa colocar isso.

Aceitar pagamento com cartões de débito e crédito, sem cobrar taxas adicionais por essa conveniência, também é um excelente atrativo, assim como programas de relacionamento que bonificam clientes regulares e famílias de clientes com brindes e descontos. Você pode distribuir mais pontos para pagamentos à vista em dinheiro, se esse for o foco do seu negócio.

Somando essa questão aos serviços diferenciados, oferecer a opção de pagamento com ticket de alimentação em sua loja de conveniência também é uma excelente forma de atrair e manter clientes.

Como em todo negócio, fidelizar os clientes é uma tarefa que precisa ser constante. E aí, essas dicas te ajudaram a pensar em estratégias diferentes para o seu posto de combustível? Compartilhe conosco suas ideias.

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

5 comentários em “Como fidelizar os clientes do seu posto de combustível”

  1. warley pereira gomes disse:

    Boa Noite !

    Estou precisando de um artigo, que fale sobre fidelização de clientes em postos de combustíveis.

    1. admin disse:

      Olá Warley, bom dia.

      O Blog do Minaspetro já abordou alguns temas relacionados à fidelização de clientes. Confira:

      Como usar o overdelivering no seu posto de combustível?

      Crise econômica: 4 dicas para combatê-la em seu posto

      Como administrar um posto de combustível com sucesso

      Fique sempre ligado no Blog do Minaspetro para assuntos importantes sobre a atividade da Revenda.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  2. Altair disse:

    Muito boas as dicas e prováveis soluções para a administração de um Posto de Gasolina.
    Parabéns!

    1. admin disse:

      Olá Altair. Tudo bem?

      Nós é que agradecemos a sua visita ao Blog. Fique ligado que toda semana tem post fresquinho para lhe ensinar um pouco mais sobre este segmento.

      Desejamos sucesso em seu empreendimento.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!