5 dicas de como melhorar o atendimento em seu posto de combustível
A excelência no atendimento deve ser um dos objetivos prioritários de um posto de combustível que quer se destacar nesse segmento de mercado. Vários fatores influenciam na avaliação positiva ou negativa que os clientes fazem de um determinado estabelecimento.
Por isso, a gestão do posto precisa ficar atenta às situações que contribuem para aumentar a satisfação dos consumidores. Veja a seguir algumas dicas para aperfeiçoar o atendimento.
Priorize a limpeza e a organização do posto
Atender bem envolve não só aspectos de tratamento entre as pessoas, mas também aspectos mais concretos e visuais, como a aparência do posto. Oferecer um ambiente limpo, organizado e seguro faz parte dos requisitos para receber os clientes com excelência.
Nesse sentido, todo o layout do posto deve ser pensado para facilitar a vida do consumidor. Por exemplo: em alguns postos é possível calibrar o pneu diretamente na bomba. Em dias de chuva, esse é um serviço que gera muita comodidade para o motorista.
Treine os profissionais para o atendimento
A administração do posto deve capacitar os colaboradores, principalmente os frentistas, por terem contato direto com a clientela, para melhorar a qualidade do atendimento. A ideia é que se criem normas ou procedimentos padronizados para satisfazer o consumidor.
O treinamento deve abranger desde a forma de tratamento, como a necessidade de cumprimentar com “bom dia” e agradecer com “obrigado”, até aspectos ligados à execução do serviço, como não derrubar combustível na lataria do veículo.
Hoje em dia o frentista pode ser visto até como um consultor para o motorista, por isso a importância de treinar esse profissional.
Diversifique os serviços
Embora o nome possa sugerir apenas a finalidade de abastecer o veículo, o posto oferece muitos outros serviços além do abastecimento. Assim, quanto maior o mix de produtos e serviços oferecidos, maior é a chance de o posto suprir as necessidades dos clientes.
Loja de conveniência, com pão quentinho, lavação de automóveis, borracharia e estacionamento são alguns exemplos de serviços complementares oferecidos por um posto de combustível.
Customize com o uso da tecnologia
O posto deve ficar atento às mudanças que a tecnologia traz para o atendimento. Hoje em dia, por exemplo, com a utilização de aplicativos é possível oferecer uma experiência personalizada para o consumidor.
Além disso, com o uso de dados customizados fica mais fácil promover ofertas que tenham de fato a ver com o perfil do cliente. Em alguns casos, já existe a facilidade de pagar pela internet!
Promova programas de fidelidade
Se o posto de combustível quer ter um relacionamento de longo prazo com os consumidores, a criação de um plano de fidelidade, com distribuição de prêmios e bônus, é uma ótima opção para atrair mais clientela para o posto. Esse tipo de programa demonstra que a empresa quer valorizar o bom cliente e, assim, também é uma forma de melhorar o atendimento.
Tenha em mente que conquistar a satisfação do cliente é um processo que demanda tempo e esforço. Por isso, desenvolva ações contínuas para melhorar o atendimento no seu posto de combustível e, além disso, avalie essas medidas para saber se elas de fato geram resultados.
O que você faz para alcançar a excelência no atendimento no posto de combustível? Conte sua experiência pra gente. Participe!
Muito bom , adorei o texto.
Adorei as dicas cá em Moçambique as vendas não estão devidamente alinhadas ao atendimento, vende se por sorte porque os gestores não valorizam o ‘negócio
Olá Claudio. Tudo bem? Como vão as coisas aí do outro lado do Atlântico? 🙂
Que ótimo que os nossos conteúdos têm sido úteis para você. Fique ligado no Blog do Minaspetro para mais dicas como esta.
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM
ola adorei as dicas dez
Olá Luiz, bom dia.
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