3 dicas para treinar os frentistas do seu posto de combustível

3 dicas para treinar os frentistas do seu posto de combustível

Toda empresa precisa fornecer treinamentos aos seus funcionários. Um posto de combustível, é claro, não é diferente! Funcionários bem treinados obtêm resultados ainda melhores e são mais produtivos. Mas quais tipos de treinamento para frentistas podem ser feitos? E como eles devem ser feitos? Se você ainda não pensou nisso, acompanhe nosso post de hoje e tire as suas dúvidas.

Os treinamentos essenciais para frentistas

Basicamente, podemos dizer que três tipos de treinamento para frentista são essenciais. O treinamento comercial, o treinamento financeiro e o treinamento de segurança. O treinamento comercial deve prepará-lo para atender bem o cliente — já que o frentista é, na maioria dos casos, o único funcionário com o qual seu cliente tem contato no posto de combustível. O treinamento financeiro deve prepará-lo para saber realizar a cobrança. E o treinamento de segurança deve conscientizar o frentista e oferecer ferramentas para que todos estejam seguros no espaço do posto de combustível. Confira algumas dicas para realizar esses treinamentos:

Treinamento comercial

Para o treinamento comercial, a primeira dica é usar a estratégia da recompensa. Os frentistas devem estar convencidos de que fazer um excelente atendimento será bom para eles (e não só para seu negócio). Afinal, cada cliente satisfeito é um cliente fiel; o que significa que ele irá voltar e comprar mais.

Fazendo isso, o posto irá ampliar seus lucros. Mas o frentista, por sua vez, terá cada vez melhores salários e benefícios. É importante que este ciclo esteja claro na mente do seu funcionário durante o treinamento.

A segunda dica é nunca achar que determinado treinamento é muito básico, desnecessário. Coisas como sorrir enquanto trabalha, tratar o cliente com educação, buscar possíveis necessidades do cliente, entre outras, parecem simples demais, mas é conveniente ensiná-las também. Faça exercícios práticos durante o treinamento, demonstrando através de exemplos qual a maneira adequada de se comportar, e reforce esses elementos básicos até que se tornem parte da vida de seus funcionários.

Em resumo, o que deve ser ensinado aqui é: como receber um cliente, a comunicação verbal e corporal amigável com o cliente, como oferecer serviços extras, como lidar com uma reclamação, como agradecer e se despedir do cliente.

Treinamento financeiro

O trabalho financeiro é diferente do trabalho comercial, pois é mais estagnado. Ou seja, é preciso seguir sempre os mesmos passos cuidadosamente para evitar erros. Então, crie alguns sistemas e processos para que os frentistas não se enganem ou se esqueçam de algum passo. Você pode até mesmo criar quadros com fluxograma das rotinas financeiras e colocá-los na parede.

Outra dica do treinamento financeiro é praticar a velocidade, pois uma das coisas que os clientes buscam em um posto de combustível é bom atendimento e agilidade. Então, se os seus frentistas fizerem o recebimento de maneira correta e também rápida, será bom para o motorista e para o seu posto. Porém, lembre-se de que, especialmente para os frentistas mais jovens ou que estão em seu primeiro emprego, agilidade se ganha com prática e leva algum tempo. O treinamento pode ajudá-los a entender a importância de ser rápido e descobrir algumas técnicas para agilizar o trabalho financeiro, mas dê aos seus funcionários a chance de aprimorarem isso no dia a dia.

Nesse treinamento é preciso ensinar como receber o pagamento, as formas de pagamento aceitas pelo posto, como contabilizar e devolver o troco, como registrar os pagamentos e guardar o dinheiro do caixa, como operar o caixa (caso não haja um funcionário específico para essa função).

Treinamento de segurança

O treinamento de segurança é essencial. Ao mesmo tempo, pode ser muito difícil fazer as pessoas entenderem por que elas precisam tomar certos cuidados, pois, muitas vezes, parece simplesmente uma maneira da empresa ou do chefe “dificultar” a vida do funcionário.

Por isso, a primeira dica é conscientizar o frentista dos riscos. Quando você diz que ele não pode usar o celular próximo às bombas, ele talvez pense que é apenas mais uma restrição do trabalho, e veja isso como algo negativo. Mas se você mostrar a ele o que pode acontecer quando pessoas usam o celular nessa área, ele entenderá os riscos e verá que tudo se resume a uma coisa: a segurança do próprio frentista e dos seus colegas e clientes.

A segunda dica para o treinamento de segurança é torná-lo algo contínuo. Não basta fazer uma hora de treinamento a cada dois ou três meses, é preciso lembrar todo dia das regras de segurança. Então, você pode nomear um dos próprios frentistas para, diariamente, ser o responsável de segurança do local. Ele vai observar o que está sendo feito de certo e de errado, e como todos podem melhorar. A cada semana ou mês, mude o responsável — para que todos os frentistas tenham a chance de colocar em prática seu treinamento.

Ensine sobre os procedimentos de segurança, o que pode e não pode ser feito em cada área do posto, os cuidados essenciais ao manusear as bombas de combustível, as recomendações aos clientes e o que fazer em caso de acidentes ou emergências. Um treinamento importante (e obrigatório por lei) para ser dado aos funcionários dos postos de abastecimento, inclusive, é o estudo e análise da Norma Regulamentadora nº 20 (NR 20), que trata da Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

E então, já está pensando nos treinamentos que irá fazer com sua equipe de frentistas? O treinamento e a motivação são a base de uma equipe de sucesso — e, claro, de um posto de combustível lucrativo. O que mais gostaria de saber sobre treinamento de frentistas? Escreva suas dúvidas e questões nos comentários!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

17 comentários em “3 dicas para treinar os frentistas do seu posto de combustível”

  1. Patrícia disse:

    Bom dia! Gostaria de saber se vocês indicam empresas que fazem esse tipo de treinamento. Obrigada!

    1. admin disse:

      Olá Patrícia.

      Atualmente, o Minaspetro oferece, gratuitamente para os associados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, o Treinamento de Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e NR 20, que está diretamente ligado às questões levantadas pelo post sobre treinamentos de segurança.

      Entraremos em contato com você para fornecer informações sobre empresas que realizam treinamentos no Estado.

      Agradecemos pelo seu comentário.

  2. Henrique A.B gonçalves disse:

    olá tudo bem , boa noite . Gostaria de saber como faso pra fazer o curso de frentista ,com nr20 obrigado contato 11 949554970 tim.sou de mogi das cruzes 10/10/2016

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  3. Henrique A.B gonçalves disse:

    sobre o curso de frentista entre em contato obrigado o meu email esta correto agora ok.

    1. admin disse:

      Olá Henrique. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região para realizar o treinamento.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  4. Amanda disse:

    boa tarde!!

    Oi gostaria de saber o seguinte: na empresa onde trabalho, tenho a bomba de abastecimento, isso acontece eventualmente duas a tres vezes um abastecimento. é necessário que o colaborador tenha o curso de NR 20?
    e sobre esse curso gratuito , como faço para saber mais informaçoes, ahhh e lembrando, parabéns, boa matéria.

    att

    1. admin disse:

      Olá Amanda. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  5. Paulo gomes disse:

    quero me qualificar ainda mais sou chefe de pista

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  6. Moisés disse:

    Moisés.
    Gostei das dicas, inclusive vou utilizá-las nos meus treinamentos.
    Muito obrigado

    1. admin disse:

      Olá Moisés. Tudo bem?

      Que bom que o Blog do Minaspetro está sendo útil para o seu negóco 😀

      Fique ligado que toda semana tem post novo por aqui. Aproveite e cadastre seu e-mail para receber antecipadamente todos os conteúdo postados no blog!

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  7. Leonardo hilario disse:

    Vejo que a experiência de gerência não é difícil só basta ter responsabilidade é muita cautela. E que os frentista mantenha o posicionamento nas bombas e mas. Vistorias a chegada do combustível. Antes de jogar nos tanques. E trabalho em equipe. Eu trabalhei em posto mas mesmo assim vejo uma dificuldade para concorre com essa vaga.

    1. admin disse:

      Boa tarde, Leonardo. Tudo bem?

      Exatamente como você pontuou! Em qualquer ramo de atividade, um dos fatores mais importantes para o sucesso profissional é o comprometimento com a atividade exercida.

      Obrigado por comentar este artigo no Blog do Minaspetro. Esperemos que ele tenha sido útil para sua função!

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!