Como abrir uma borracharia no posto

Como abrir uma borracharia no posto

Você conhece os passos necessários para abrir uma borracharia em um posto de combustível? Para abrir um estabelecimento como esse, é preciso ficar atento a alguns pontos, como qualidade do serviço prestado, ferramentas e equipamentos, número de funcionários e questões burocráticas. Veja, a seguir, várias dicas sobre como abrir uma borracharia:

Gestão do negócio

Antes de abrir uma borracharia no posto, para que ela tenha êxito no estabelecimento, é importante fazer uma pesquisa de mercado para saber se há demanda suficiente, se há ou não concorrentes por perto, qual o capital de giro será necessário para os primeiros meses etc. É comum ver ainda muito amadorismo em empresas de borracharia, o que diminui a lucratividade e a possibilidade de crescimento do negócio. Por isso, planejamento é fundamental.

Localização

Para ter sucesso, uma borracharia deve estar localizada em local com bastante circulação de veículos. Um posto de combustível é, por si só, uma ótima área para instalar este tipo de estabelecimento, afinal, o cliente terá um serviço a mais, que servirá como diferencial competitivo para o posto. Além disso, a clientela passa com frequência no local, o que pode tornar a abertura do negócio um pouco mais fácil, já que não será preciso investir tanto em divulgação.

Ainda assim, é necessário ter uma área específica no posto para instalar a borracharia e fazer uma fachada bem destacada, com telefones de contato e horário de funcionamento. Se houver a possibilidade de fazer uma parceria com um guincho 24 horas, é interessante também divulgar esse serviço.

Equipamentos e ferramentas

O trabalho em uma borracharia é basicamente de troca e reparo de pneus. Para tanto, o empresário precisará de macacos, chaves de roda, compressores, um estoque razoável de pneus de diferentes tamanhos, câmeras de ar e adesivos e materiais de reparo, como o conhecido “macarrãozinho” para pneus sem câmera. Além disso, a borracharia pode vender pneus novos e usados, e ainda oferecer os serviços extras de alinhamento e balanceamento de rodas.

Abrir uma borracharia sem previsão de demanda

Embora o furo de um pneu seja algo imprevisível na maioria dos casos, existem alguns períodos em que o movimento na borracharia pode ser maior — geralmente, em épocas de feriados prolongados, como o final de ano. Logo, o proprietário do estabelecimento deve preparar o estoque para suprir um eventual aumento de serviço.

Número de funcionários

De acordo com o movimento no posto, é possível ter uma borracharia com apenas um funcionário, mas o ideal mesmo é ter no mínimo dois: um profissional e um ajudante. Porém, se a demanda for maior, é interessante ter mais trabalhadores. Ainda que haja uma loja de conveniência no posto, por exemplo, não é bom que o cliente espere muito pela execução do serviço.

Questões burocráticas

Como a borracharia trabalha com pneus velhos, que são resíduos poluentes, a empresa precisa possuir alvará da prefeitura e eventuais licenças ambientais, que variam conforme o município.

Você pretende abrir uma borracharia no posto ou já possui uma? Conte a sua experiência nos comentários!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!