14 equipamentos para deixar seu posto de combustível mais ecológico

14 equipamentos para deixar seu posto de combustível mais ecológico

Hoje em dia é bastante claro que as questões ambientais devem ser vistas com seriedade e atenção por todos os segmentos da sociedade, sobretudo por aqueles cujos potenciais de causar impactos ambientais são significativos.

Pensar na sustentabilidade dos processos pelo ponto de vista ambiental também significa pensar no bem-estar das pessoas e de todas as formas de vida existentes no planeta. Além disso, a empresa que demonstra este tipo de atenção pode obter vantagens competitivas, capazes de se traduzir em melhores resultados financeiros e em economia direta de recursos. E tais resultados podem ser ainda mais ressaltados em um posto de combustível, considerando a natureza do seu negócio.

Com a finalidade de precaução com relação aos riscos inerentes à atividade, há equipamentos de controle ambiental que são exigidos por lei, de instalação obrigatória. Outros, como os que seguem apresentados neste post, representam medidas adicionais ecologicamente corretas, que podem denotar a atenção do proprietário com o meio ambiente e, portanto, com a própria clientela. Acompanhe:

Tanque de paredes duplas

O tanque de paredes duplas representa segurança extra, em caso de vazamento de combustível. Ele é constituído por dois tanques, construídos um por dentro do outro. O tanque interno, ou primário, é construído com aço-carbono e fica dentro do tanque secundário, que forma uma parede externa moldada em fibra de vidro reforçada, desenvolvida para suportar combustíveis automotivos.

Descarga selada

Este equipamento é capaz de evitar qualquer derrame de combustível durante a descarga dos caminhões-tanque para os tanques do posto.

Válvula de retenção junto a bomba de abastecimento

Esta válvula fica instalada junto à sucção de cada bomba da unidade de abastecimento ou do filtro prensa. Caso a tubulação que há entre o tanque de combustível e a bomba de abastecimento se rompa, o produto escoará diretamente para o tanque, evitando que o solo seja contaminado.

Câmara de contenção de descarga

Estas caixas impermeáveis instaladas no bocal de descarga do tanque são capazes de evitar pequenos derrames durante o abastecimento do tanque do posto pelo caminhão-tanque.

Câmaras de contenção sob as bombas de abastecimento

Estas caixas de contenção impermeáveis são instaladas sob as bombas, evitando a ocorrência de eventuais vazamentos.

Sistema de monitoramento do tanque

Estes equipamentos são instalados junto à boca de visita dos tanques para conter eventuais vazamentos na tubulação.

Caixas separadoras

As caixas separadoras evitam que os produtos que não se misturam com a água, como o óleo e os combustíveis, escoem para a rede pluvial, onde poderão contaminar o solo e os cursos d’água caso este equipamento não exista.

Canaleta de contenção

Estas canaletas construídas na projeção da cobertura evitam que os vazamentos que podem ocorrer durante o abastecimento dos veículos escoem para a rede pluvial ou contaminem o solo. O combustível que eventualmente transbordar é contido pelas canaletas e conduzido por tubulações até as caixas separadoras.

Piso impermeável

A construção de piso de concreto na área de abastecimento e onde os tanques estão instalados impermeabiliza o solo, evitando as possibilidades de contaminação em função de eventuais vazamentos.

Tubulações de polietileno de alta densidade

Esse tipo de tubulação apresenta resistência elevada e não é passível de corrosão, o que também impede os eventuais vazamentos e, por consequência, a contaminação do solo.

Energia solar fotovoltaica

Utilizar a luz do sol para gerar energia elétrica é uma medida muito interessante para quem deseja economizar este recurso e, ainda, apresentar uma postura moderna e proativa diante da clientela.

A cobertura do posto de combustível pode servir de maneira perfeita à instalação das placas coletoras, proporcionando uma captação de energia bastante significativa. Além de utilizar a eletricidade gerada para a iluminação e para acionar vários tipos de equipamentos, o excesso de energia capturado poderá ser injetado na rede elétrica, gerando crédito de energia para ser utilizado à noite.

Energia solar térmica

A instalação de um aquecedor solar no posto de combustível também é uma alternativa interessante e que pode ser combinada com a energia fotovoltaica. A água aquecida poderá ser utilizada no vestiário dos funcionários e na lavagem de automóveis e da pista, proporcionando uma melhor limpeza e economia de produtos detergentes.

Descargas com caixas acopladas

As antigas descargas que utilizam válvulas gastam muito mais água do que as descargas com caixas acopladas que contam com válvulas dosadoras. Uma válvula de descarga permite uma vazão de água de 1,8 litro por segundo e não limitam o volume de água que é despejado. Já as caixas acopladas com válvulas dosadoras controlam o consumo, que pode variar entre três e seis litros por descarga.

Reservatório de água de chuva

Um posto de combustível mantém grandes áreas não permeáveis que impedem que a água da chuva penetre no solo. Com isso, esta água escoa para as redes pluviais, contribuindo para que as galerias fiquem sobrecarregadas, o que pode gerar inundações. Além disso, toda a água que o posto recebe durante a chuva acaba sendo desperdiçada.

Dessa forma, a instalação de um reservatório que possibilite a contenção da água da chuva que o posto recebe minimizaria estes problemas e também garantiria uma reserva deste recurso que poderá ser utilizada na lavação de pistas e descargas.

E você, o que pretende instalar no seu posto de combustível para deixá-lo mais ecológico e econômico? Compartilhe com a gente as suas dúvidas e opiniões sobre o assunto e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de dicas e novidades sobre gestão!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

9 comentários em “14 equipamentos para deixar seu posto de combustível mais ecológico”

  1. ALbelino disse:

    Qual é o custo para deixar o posto ecológico.

    1. admin disse:

      Olá! Tudo bem?

      Você pode entrar em contato com sua distribuidora de combustível ou fornecedores do segmento, ok?

      Agradecemos a sua participação.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM

  2. silvana Bezerra dos Santos disse:

    Qual é o custo de tanques e bombas? e qual é o valor pra deixar ele ecológico?

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.

      Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  3. Excelente artigo. realmente eu vou fazer este curso sobre instalador solar. Obrigado pelas dicas.

    1. admin disse:

      Olá Alexandre. Tudo bem?!

      Muito legal saber que o blog foi útil pra você.

      Desejamos sorte durante a realização desta capacitação. Vai com tudo!

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!