6 dicas de gestão financeira para seu posto de combustível

6 dicas de gestão financeira para seu posto de combustível

Qualquer empreendedor sabe que existem vários benefícios de fazer uma boa gestão financeira do seu negócio. Isso ajuda a entender a real saúde do empreendimento, a reduzir gastos e criar estratégias mais econômicas, a planejar um crescimento sustentável e a ampliar os lucros.

Se você ainda não sabe como aperfeiçoar a sua gestão financeira, que tal ficar por dentro de algumas dicas para colocar o seu posto de combustível no caminho certo da rentabilidade e bem longe do “vermelho”?

Realize um fluxo de caixa controlado

Essa é uma das principais rotinas gerenciais que o gestor deve fazer desde o princípio do funcionamento de seu posto.

Ele deve saber exatamente o quanto entra e o quanto sai da empresa, a fim de ter informações sobre seus lucros, se poderá realizar promoções ou quando reinvestir em outras áreas do negócio.

Não misture dinheiro pessoal com dinheiro da empresa

Quando os dois fluxos de capital estão misturados, o gestor cria confusão na hora de realizar a contabilidade da empresa, de separar os reais tributos a pagar, e não vê direito se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

Defina quais são os gastos pessoais e os da empresa e nunca cubra as contas de uma parte com o capital proveniente do outro.

Tenha um planejamento financeiro

O gestor terá um equilíbrio financeiro quando conseguir colocar as contas a pagar e as contas a receber trabalhando em sintonia. Mas isso deve ser feito com boa antecedência, estudando como os recebimentos e os pagamentos operam no fluxo de caixa da empresa, seus valores e as datas.

Assim, não haverá ansiedade ou escassez de recursos na hora de cobrir as obrigações do posto.

Não faça retiradas excessivas

Os sócios do posto devem decidir qual será o ordenado ou pró-labore de cada um. As retiradas excessivas ou desordenadas de recursos da empresa podem deixar a sua saúde financeira muito vulnerável, além de desequilibrar o seu fluxo de caixa.

Use ferramentas de controle

É recomendável que o gestor use softwares de gestão, que facilitem o controle e o apropriado lançamento de informações no fluxo de caixa. Isso diminui o tempo de monitoramento, além de proporcionar menos esforço ao gestor e a sua equipe para controlar os fluxos financeiros.

Contando-se com um sistema computadorizado, será possível ter muito mais confiança nos dados sobre entradas e saídas de produtos que estarão sendo executados na organização. Isso será relevante para saber o volume tanto de combustível adquirido e estocado, como também de itens de uma eventual loja de conveniência ou venda de artigos e peças automotivas no local. A ferramenta será primordial para as decisões de reposição de estoque e para a amlehor análise dos produtos que têm maior e menor saída.

Organize os seus documentos importantes e fiscais

É conveniente que o dono do negócio mantenha as notas fiscais bem arquivadas, em um local específico para armazenamento. Isso será útil não só na hora da fiscalização do governo, mas também caso você precise reexaminar alguns dados contábeis.

Gostou do post? Assine o feed do blog da Minaspetro e fique por dentro de muitas dicas de gestão para postos de abastecimentos. Aproveite para ler também como fidelizar os clientes do seu posto de combustível!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

4 comentários em “6 dicas de gestão financeira para seu posto de combustível”

  1. Renan disse:

    Há bons programas comerciais no mercado.

    1. admin disse:

      Existem sim, Renan! O Minaspetro conhece várias empresas conceituadas no mercado que podem oferecê-los aos empresários de postos de combustíveis. Para conhecê-las, basta entrar em contato conosco que ajudaremos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!