Como economizar água e energia em seu posto

Como economizar água e energia em seu posto

Com a crise hídrica assolando todo Brasil, os gestores, principalmente os donos de postos de combustíveis, precisam criar estratégias para poupar esse líquido tão precioso e cada dia mais caro. E com a energia não é diferente. Por ser um estabelecimento aberto, muita vezes, 24 horas por dia, criar formas eficientes de economizar é de grande valia para manter as despesas mais enxutas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Quer saber como manter a qualidade em seus serviços e ao mesmo tempo reduzir os seus gastos com energia e água? Veja algumas dicas para colocar isso em prática!

Inspecione a existência de goteiras e vazamentos

Pode ser que você não ligue para uma torneira pingando no banheiro do posto. Porém, tenha em mente que cada goteira assim pode significar em torno de 50 litros de água desperdiçada por dia. Ao final de um ano, serão 16 mil litros! A coisa fica muito pior se existir vazamentos na tubulação interna do lugar.

Deste modo, sempre tome medidas para fechar bem as torneiras e veja se há vestígios de infiltrações nas paredes do posto. Faça isso com regularidade, além de também manter o hábito de checar o hidrômetro.

Reutilize a água armazenada

Nos espaços onde ocorrem as lavagens do carro, podem-se instalar canaletas por onde a água escorre, direcionando-a para um reservatório. Neste tanque, você pode tratar o líquido para que ele vire uma água limpa, própria para ser utilizada novamente.

Vale a pena ainda instalar um sistema de captação de água da chuva, se o município em que o posto se encontra tiver um alto índice pluviométrico.

Invista em um sistema de captação de luz solar

A sustentabilidade também pode trazer redução de gastos para o posto, quando planejada de maneira apropriada.

Se o posto se valer de um sistema de utilização da energia solar, por exemplo, poderá baixar a conta de energia elétrica usando a energia armazenada para aquecer os chuveiros elétricos e a água empregada para lavar os carros. Neste último caso, quando há o aproveitamento de água quente nas lavagens, é possível usar muito menos detergente e até menos água no serviço, já que o líquido aquecido remove melhor as gorduras e sujidades das superfícies dos automóveis.

Controle o uso de equipamentos

Será possível gastar ainda menos energia elétrica se houver uma rotina adequada de consumo e uso dos equipamentos do posto. Se na sala da administração, por exemplo, ninguém estiver usando os computadores ou a cafeteira, não há razão para que tais aparelhos sejam mantidos ligados.

Estabeleça os horários de trabalho e uso para os equipamentos do local e veja a sua conta de luz diminuir consideravelmente.

Instale descargas com caixa d’água

As antigas descargas que têm válvula costumam gastar muito mais litros de água por disparo do que as descargas que trazem caixas d’água acopladas. E você pode escolher ainda a litragem que achar mais adequada, de 10 ou 20 litros, por exemplo.

Além de tomar essas medidas importantes, vale a pena incentivar os funcionários de seu posto de combustível sobre as novas práticas adotadas. Com um programa de conscientização, seus frentistas vão passar a se adequar às novas rotinas com mais facilidade e não vão se esquecer de economizar água e energia em seu empreendimento.

E você, o que tem feito para gastar menos com esses recursos em seu posto de abastecimento? Compartilhe com a gente as suas experiências e continue de olho em nossas dicas aqui no blog!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

3 comentários em “Como economizar água e energia em seu posto”

  1. Maurício Barbosa disse:

    Gostei muito das dicas e informações.
    Parabéns pelas matérias, são bem explicadas e contextualizadas de modo simples e eficaz.

    Tem me ajudado muito!

    1. admin disse:

      Olá Maurício.

      Que ótimo que as nossas dicas têm sido úteis para você.

      Fique ligado no Blog do Minaspetro para mais dicas como esta.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!