5 dicas para fazer o funcionário se sentir como parte da empresa
Fazer com que o funcionário se sinta como parte da empresa é fundamental para motivá-lo e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe. Além disso, manter o engajamento dos profissionais reflete diretamente na sua fidelização. Isso porque as chances de uma pessoa querer procurar outro emprego são menores quando ela gosta de seu ambiente de trabalho. Dessa forma, é importante definir algumas estratégias para promover o sentimento de pertencimento e garantir o engajamento da equipe.
Quer saber como fazer com que os funcionários do seu posto de combustível se sintam como parte da empresa? Continue acompanhando o nosso artigo e confira as dicas que separamos para você!
Invista na comunicação interna
A comunicação interna tem como objetivo levar informações relevantes sobre o dia a dia da empresa para os funcionários do posto, além de proporcionar um meio de comunicação entre a empresa e os seus colaboradores. Por isso, investir nessa área significa ouvir o que o seu funcionário tem a dizer, proporcionando uma via de comunicação de mão dupla e valorizando o posicionamento da equipe.
Tenha uma gestão transparente
Um dos principais erros das empresas é querer esconder dos funcionários informações relevantes e cenários que possam afetar o dia a dia deles, principalmente em momentos de crise. Por isso, é fundamental que a gestão seja transparente, para que eles se sintam seguros e saibam das reais condições do mercado e do próprio posto de combustíveis. Caso o mercado esteja ruim e exista a possibilidade de cortes no quadro de funcionários, por exemplo, é essencial que você comunique isso a todos.
Integre a equipe com as políticas da empresa
Muitas vezes, o colaborador não se identifica com as políticas da empresa e, por isso, acaba ficando insatisfeito. Para evitar que isso aconteça, é importante deixar bem claro quais são as políticas da empresa ainda durante o processo seletivo e a contratação. Além disso, deve-se comunicar ao funcionário quais são as suas responsabilidades dentro do posto e, ainda, passar informações que sejam relevantes para o desenvolvimento do estabelecimento.
Deixe que os colaboradores participem da tomada de decisões para se sentirem parte da empresa
É importante permitir que o funcionário participe das tomadas de decisões da empresa. Muitas vezes, quem está executando o trabalho operacional consegue identificar determinadas coisas que o gestor não consegue. Por isso, é importante escutar as sugestões dos funcionários e valorizá-las. É necessário prezar por um canal de comunicação facilitado. Quanto mais simples for a estrutura da empresa, mais efetiva e menos burocrática é a comunicação. Algumas organizações possuem tantos níveis hierárquicos que o relacionamento entre o gestor e o funcionário da base se torna difícil.
Valorize as metas atingidas
Sentir que o seu trabalho é valorizado é, sem dúvidas, um grande motivador. Assim, é importante que a empresa considere as metas atingidas pelos funcionários, seja nas reuniões ou, ainda, por meio de um plano de comissionamento ou gratificação. Porém, é importante usar o bom senso ao definir objetivos. Afinal, se a empresa estipular uma meta inatingível, ninguém terá motivação para cumpri-la.
Fazer com que o funcionário se sinta como parte do posto de combustíveis sempre gera grandes frutos. Valorizar e motivar a equipe é a grande chave para estimular o sentimento de pertencimento e, consequentemente, colher bons resultados. Além disso, outra dica é investir em treinamentos, mostrando ao colaborador que a empresa valoriza o seu crescimento.
Tem mais alguma dica sobre como fazer com que o funcionário se sinta como parte da empresa? Fale com a gente nos comentários!
Oi, gostei muito do artigo, muito bem escrito e didático. São dicas muito valiosas. Meus parabéns!!
Olá Elmar. Que bom que gostou do nosso conteúdo. Sempre teremos dicas novas aqui no blog, é só ficar de olho!