Conheça os benefícios de investir em ações sociais no posto

Conheça os benefícios de investir em ações sociais no posto

Atualmente, muitas empresas brasileiras investem em ações sociais. Integrando tanto o âmbito interno quanto o externo, essas ações podem mudar a visão que grande parte da sociedade tem de certas companhias, melhorando não só o relacionamento dos funcionários, mas também a produção da empresa.

Devemos tomar cuidado, no entanto, para que as ações sociais não sejam vistas apenas como interesse no lucro final, e sim como uma medida integrada que vai melhorar não só o funcionamento da empresa, como também a comunidade ao seu redor. Especificamente para postos de combustível, algumas pequenas ações são muito valiosas. Questões como atendimento, conservação do posto e qualidade e transparência dos serviços sempre devem ser encaradas como ações sociais, atingindo funcionários, clientes e comunidade em geral. Quer saber mais sobre como aplicá-las em seu posto? Confira:

Investindo em ações sociais internas

Sendo o posto de combustível uma empresa de venda de produtos e serviços, esforçar-se para ser um patrão que trate bem os seus funcionários e, consequentemente, ter funcionários que valorizem seus clientes, deve ser considerado a primeira — e mais fundamental — ação social do posto.

Sendo mais líder do que chefe, você pode mostrar aos funcionários que um atendimento sempre cortês, educado e eficiente é fundamental. Isso trará um fluxo de clientes sempre satisfeitos, que têm prazer em ir ao posto. Planeje também uma participação de lucros entre eles. Afinal, um funcionário feliz sempre trabalha melhor.

Prezando pela imagem da empresa

Outra questão importante é a conservação do posto. Sendo um local de tráfego intenso, mesmo de veículos pesados, é preciso ter atenção quanto à questão de sujeira e dejetos, inclusive na área ao redor do posto. Um local o mais limpo possível traz uma imagem benéfica à sociedade.

Nos postos de combustível que oferecem serviços adicionais, como troca de óleo e alinhamento, mostre sempre a qualidade dos serviços, deixando o cliente a par do que acontece com o veículo.

Valorizando a relação do posto com a comunidade

Devemos ficar atentos também à comunidade ao redor do posto, principalmente em cidades grandes. Mudanças urbanas acontecem com frequência, e o dono do posto de combustível deve estar atento ao que a população está pedindo e entender aquilo que a incomoda, apoiando publicamente as causas que ache justas.

Criando ações que afetam a sociedade como um todo

Depois de trabalhar em questões que envolvem diretamente o posto, podemos pensar em ações com efeito mais profundo na sociedade, como ajudar grupos filantrópicos ou mesmo o suporte a funcionários da classe que se encontram em uma situação difícil. Tenha em mente com isso não o benefício só da empresa, mas da sociedade em geral. Além disso, postos trabalham com combustíveis, que são vistos como poluentes. Então, uma ação ecológica, como ajudar a despoluir um rio ou reflorestar um parque ou área da comunidade, será algo muito bem-visto.

De alguns anos para cá, grande parte das empresas, sejam elas micro ou multinacionais, investe em ações sociais. Num mundo absolutamente integrado, questões como trato de funcionários, meio ambiente e relação entre empresa e sociedade devem ser consideradas por todos os segmentos de negócios, e não é diferente com postos de combustível.

Tente imaginar seu posto como um mecanismo complexo, onde o líder, os funcionários, os clientes, e a comunidade ao redor façam parte de um todo. Ações sociais constantes trarão benefícios para todas as partes desse organismo. E você, já adota essas práticas no seu posto de combustível? Deixe sua opinião nos comentários!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

1 comentários em “Conheça os benefícios de investir em ações sociais no posto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!