Como fazer corretamente a troca de óleo de carros?

Como fazer corretamente a troca de óleo de carros?

A troca de óleo é uma das etapas de manutenção mais importantes para qualquer veículo. Apesar de bastante simples e comum, esse procedimento pode causar muitas dores de cabeça em profissionais e proprietários de automóveis — seja pelo uso de produtos ruins ou pela maneira errada como é realizado. Por isso, explicaremos neste post como fazer corretamente a troca de óleo de carros, prezando sempre pelo bom atendimento aos clientes. Confira:

Satisfação do cliente

A maioria das trocas de óleo são feitas em postos de combustíveis, mas também podem ser realizadas em oficinas mecânicas. E existem vários locais para fazer isso! Como não há grande diferença entre os tipos de serviços prestados, cabe a cada estabelecimento ‘conquistar’ seus clientes e fidelizá-los através de um serviço de qualidade em todos os sentidos.

Como? Primeiramente, tratando bem todos os clientes, sempre com educação, respeito e gentileza, elucidando questões mecânicas e automobilísticas, além de cuidar muito bem do patrimônio de seus clientes e sempre colocando a satisfação deles sempre em primeiro lugar, para cativar e fazer com que essas pessoas voltem ou recomendem o serviço a terceiros. Afinal, em um mercado tão semelhante e com diversas opções, tratar bem um consumidor e cuidar de seus veículos pode ser um grande diferencial.

Profissionais capacitados

Contar com profissionais capacitados é outro grande diferencial de empresas ou postos de combustíveis que oferecem serviços de troca de óleo. Apesar de não haver cursos específicos ou exigências para desempenhar a profissão, um profissional sem experiência poderá causar sérios problemas tanto para a empresa como para seus clientes.

E isso é mais comum do que se imagina, pois existem características específicas para troca e aplicação de óleo entre os diferentes modelos e marcas de veículos. E por isso, se o trocador de óleo não tiver orientação adequada, certamente ele não conseguirá realizar um bom serviço, aumentando as chances de erro.

Entretanto, a maioria das empresas fornecedoras de lubrificantes oferece treinamentos e capacitações para acompanhar o padrão de qualidade e atendimento preconizado pela marca.

Quando e como fazer corretamente a troca de óleo?

Sabe aquele colante que, normalmente, é fixado na parte superior esquerda do para-brisa? Ele não é apenas um enfeite! Ali ficam informações sobre a troca de óleo da maioria dos veículo — e elas devem ser respeitadas. A troca de óleo deve ser feita quando atingir a quilometragem ou o prazo especificado nesta etiqueta.

De acordo com as montadoras, a cada 1.000 quilômetros rodados o nível do óleo pode baixar entre meio e um litro — essa taxa depende da idade do veículo. Para medir o nível no motor, o carro deve estar em local plano e parado por, pelo menos, 10 minutos. Caso o nível esteja abaixo do mínimo indicado pela vareta, ele deve ser completado.

E caso o óleo atinja a quilometragem ou o tempo estipulados no manual, ele deve ser trocado para não prejudicar outros componentes, como a bomba de óleo. Para fazer isso, o veículo deve estar ainda quente, para que o óleo fique mais fino e flua com mais facilidade do reservatório para fora do veículo.

Que tipo de óleo usar?

Existem dois tipos de lubrificantes disponíveis no mercado: os minerais e os sintéticos. O primeiro é muito mais barato e o indicado, principalmente, para os carros populares. Já os óleos sintéticos são melhores a longo prazo, pois ajudam no desempenho e na manutenção do motor. Contudo, eles podem custar até 5 vezes mais que os minerais. Lembre-se de que todas as especificações quanto ao tipo de óleo correto podem ser encontradas no manual do veículo.

Dicas para a troca de óleo

Uma dica importante: quando trocar o óleo, troque também o filtro do óleo, pois é ele quem retém as impurezas e impede que elas cheguem ao motor. De nada adianta trocar um deixar o outro desgastado. O custo é relativamente pequeno perto dos prejuízos que podem acontecer. As especificações do filtro do óleo também se encontram no manual do veículo.

Além disso, jamais acrescente outros aditivos ao óleo utilizado no motor de um veículo. Os produtos vendidos no mercado já vêm com a uma mistura adequada para isso. O acréscimo desse item pode comprometer o bom funcionamento do automóvel e das suas peças. Não caia nessa armadilha!

Outra dica legal: o óleo velho e queimado pode ser reaproveitado para outras finalidade, sabia? Por isso, nunca jogue fora esse líquido. Armazene em recipientes apropriados e acione uma empresa especializada para a retirada desse material. O meio ambiente agradece!

Tratar bem e com respeito todo tipo de cliente e também o meio ambiente, além de oferecer um serviço de qualidade e confiável é uma tarefa, que apesar de aparentemente simples, é difícil de se encontrar em diversos segmentos do mercado, mas um dos maiores diferenciais que qualquer empresa pode oferecer.

Agora é com você, meu amigo. Explicamos como fazer corretamente a troca de óleo de carros. E aí, você gostou do texto? Ainda tem uma dúvida? Deixe sua opinião e suas questões em nossos comentários!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

6 comentários em “Como fazer corretamente a troca de óleo de carros?”

    1. admin disse:

      Olá Michel, boa tarde.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para o seu posto.

      Fique sempre ligado no Blog do Minaspetro para assuntos importantes sobre a atividade da Revenda.

      Atenciosamente,
      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  1. edson disse:

    muito bomseu artigo

    1. admin disse:

      Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.

      Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  2. Pingback: Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!