Como agir corretamente em um assalto no posto de combustível

Como agir corretamente em um assalto no posto de combustível

O roubo tem se tornado um acontecimento comum na maior parte das capitais do Brasil. O crescimento constante das cidades vem acompanhado de um aumento na violência urbana, e todo tipo de estabelecimento está suscetível aos assaltos, sejam eles lojas de vestuário, padarias, supermercados e até mesmo os postos de combustível.

Conhecendo os riscos, é importante que saibamos lidar com situações essas, para não acabarmos entrando nas estatísticas das vítimas de uma ação criminosa. Aprenda no nosso artigo de hoje como se portar no caso de um assalto no posto de combustível e assim sair ileso da ação.

Como agir no momento da abordagem criminosa?

O assalto foi anunciado — e essa é a parte mais delicada da ação, tanto para o criminoso quanto para a vítima. A melhor dica para essa primeira parte é manter a calma e, especialmente, não tentar uma fuga. Quando a vítima corre no momento da abordagem, as chances de ela ser baleada aumentam significativamente. Isso porque os assaltantes traçam uma espécie de roteiro antes de cometer a ação. Se você quebra o roteiro tentando uma fuga, você estimula uma reação repentina por parte dos bandidos e pode acabar ferido.

É claro que sabemos que é difícil manter a frieza e a tranquilidade durante uma ação criminosa, já que o ser humano tem a sua percepção alterada pelo estresse, mas lembre-se de que isso pode ser mortal. Portanto, procure ter calma e seguir as orientações sem reagir.

É melhor tentar uma interação ou não?

Durante o assalto, o nervosismo pode te levar a tentar contato com os assaltantes, como forma de mostrar que você está calmo e disposto a cooperar — mas isso pode ser ainda pior.

É necessário entender que os bandidos têm objetivos claros e específicos, quando partem para a ação. Quando você tenta um diálogo, pode parecer que está buscando assumir o controle da situação, o que desencadeia a reação dos criminosos. Sendo assim, a melhor dica para se proteger é ficar quieto e só falar quando for solicitado.

O que fazer caso eu esteja na bomba durante o assalto no posto de combustível?

Se você estiver na bomba do posto de combustível no momento da ação criminosa, não faça nenhum movimento brusco ao ser abordado.

O mais adequado é sempre informar ao assaltante que você realizará qualquer movimento com as mãos. Por isso, caso queira devolver o bico da bomba para o lugar, por exemplo, diga que fará isso ao assaltante e faça de maneira vagarosa, buscando mostrar que não reagirá.

Caso os bandidos peçam dinheiro, não se negue a entregar, porque você pode de novo escapar do roteiro planejado para o assalto, o que pode causar um acesso de fúria nos bandidos. Portanto, siga as orientações dadas pelos criminosos e não reaja. Além disso, a dica essencial para quem está na posição de frentista é ficar com o mínimo de dinheiro possível em sua posse. Guarde sempre o montante recebido no cofre do posto, porque assim você evita que grandes quantias sejam roubadas ou chamem a atenção e, com isso, consegue manter a sua segurança.

Devo gritar por socorro?

Mesmo existindo a oportunidade de gritar por socorro, não é recomendável fazê-lo, pois isso pode ir contra o roteiro do assaltante citado anteriormente — e, consequentemente, desencadear uma reação violenta. O melhor é se render e tentar manter o controle. Busque memorizar as características físicas dos bandidos, porque isso, mais tarde, ajudará no trabalho de investigação e na captura dos criminosos.

Agora você sabe como reagir da maneira mais adequada no caso de um assalto no posto de combustível. Condicione-se a pensar da maneira mais fria possível, essa é a forma mais eficiente de sair ileso de uma ação criminosa. Tem mais alguma dúvida? Você já foi abordado por algum assaltante no seu posto de combustível? Escreva para a gente nos comentários!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Como agir corretamente em um assalto no posto de combustível”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!