Como escolher o funcionário ideal para cada setor do seu posto de combustível

Como escolher o funcionário ideal para cada setor do seu posto de combustível

Contratar profissionais especializados para trabalhar em postos de combustível pode ser um dos maiores desafios para os gestores responsáveis, tanto que o tema já foi trabalhado nesse artigo do blog.

Para preencher a demanda, que é diferente em cada um dos setores do posto, com o funcionário mais adequado para a vaga, é necessário entender os requisitos necessários para cada função e priorizá-los durante o processo seletivo.

Se você quer saber como contratar funcionários para cada setor, leia nossas dicas a seguir:

Gerente

Escolher um bom gerente é uma das mais difíceis e essenciais tarefas para quem está a frente de um posto de combustível. Além de ser um dos principais responsáveis pela administração do negócio, ele é fundamental para estabelecer relações com os colaboradores, clientes e fornecedores.

Prestar suporte ao proprietário, supervisionar o posto e a loja de conveniência, realizar o fechamento de caixas e o controle das finanças são algumas das atividades que o gerente pode exercer e que você pode acompanhar aqui.

Frentista

O frentista geralmente é o primeiro contato do cliente com a empresa. Ele é o responsável pelo abastecimento dos tanques de combustível, pela verificação de fluídos dos veículos, como óleo de freio e nível de água, pela realização da cobrança dos serviços e do combustível e também pode comercializar produtos de interesse do consumidor.

Para contratar um bom funcionário dessa área é importante considerar sua aptidão para atendimento ao público e para exercer essas funções, deixando claro suas responsabilidades na empresa.

Lubrificador

Além de lubrificar máquinas e equipamentos, o lubrificador também realiza ações preventivas e seleciona os materiais de limpeza necessários para seu trabalho.

Sendo assim, vale a pena contratar funcionários experientes nessa função ou que possuam algum tipo de conhecimento prévio, como curso técnico em lubrificação ou mecânica, por exemplo.

Vale destacar que os candidatos mais aptos para esse cargo são aqueles mais atentos aos cuidados, bom atendimento e organização no ambiente de trabalho.

Atendente de lojas de conveniência

As lojas de conveniência dos postos de combustível podem ser um diferencial e tanto para esses estabelecimentos. Um bom atendimento e comunicação com o público são fundamentais para ocupar essa vaga, já que isso facilita a fidelização e a satisfação do cliente que são tão buscados atualmente pelas empresas.

Além disso, um atendente deve organizar produtos, realizar pedidos, controlar a entrada e a saída de mercadorias e operar o caixa. Em alguns casos, um atendente que também tenha familiaridade com fluxo de caixa pode ajudar a tornar a gestão mais fácil.

Durante o processo seletivo para cada uma dessas funções, você deve deixar claro ao candidato a área de atuação e os requisitos dessas vagas. Também é importante conhecer os objetivos de cada profissional com relação à empresa e avaliar as competências dele para assumir o cargo. Ao considerar as demandas gerais do estabelecimento e a importância de cada colaborador dentro da empresa, as chances de você encontrar o profissional ideal para os setores do seu posto podem aumentar.

Agora está mais fácil contratar funcionários para cada setor do seu posto? Confira também como administrar um posto de  combustível com sucesso!

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

11 comentários em “Como escolher o funcionário ideal para cada setor do seu posto de combustível”

  1. francisco disse:

    gostei muito obg.

    1. admin disse:

      Olá Francisco. Tudo bem?

      Que ótimo que os nossos conteúdos têm sido úteis para você. Fique ligado no Blog do Minaspetro para mais dicas como esta.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM

  2. ataide correa disse:

    gostei muito de suas dicas.pois trabalhei a 12 anos numa empresa e agora meu ex patrao ta na faze final de um posto de combustivel e ja me convidou para ir trabalhar com ele.e seus blogs tem me ajudado muito nas funçoes q podei desempenhar.muito obrigado.

    1. admin disse:

      Olá Ataide. Tudo bem?

      Que ótimo que as dicas do Blog Minaspetro têm sido úteis para você.

      Fique sempre ligado que a cada semana tem conteúdo fresquinho por aqui.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ASCOM@MINASPETRO.COM.BR

  3. juliane disse:

    qual as atribuições de um chefe de pista? obrigada

    1. admin disse:

      Olá Juliane. Tudo bem?

      Sabemos que o chefe de pista é um colaborador do posto que coordena os demais frentistas durante o trabalho no posto, certo? Por isso definir funções sem analisar o contexto do estabelecimento, como número de bombas, serviços agregados (troca de óleo, lavagem de veículos etc.) é bastante complicado.

      O ideal é você esclarecer as dúvidas com um especialista na área trabalhista.

      Aqui no Minaspetro, temos um corpo jurídico altamente capacitado para lhe orientar.

      Liga pra gente: (31) 2108-6500.

      Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br

  4. Priscila disse:

    Chefe de pista e o gerente do posto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!