Como reter talentos vai gerar mais resultados no posto de combustível

Reter talentos é um dos principais desafios de empresários e gestores, mas é uma prática indispensável para quem deseja ter um posto de combustível mais eficiente e rentável. A alta rotatividade de funcionários impacta diretamente nos resultados financeiros de uma empresa, pois os gastos necessários para realizar rescisões e novas contratações são enormes.

Além de ser uma tarefa desgastante, o turnover elevado indica que a insatisfação com o ambiente de trabalho é preocupante. Por isso, o proprietário de posto de combustível precisa aprender como reter talentos no negócio para conseguir crescer de forma contínua. mantendo a taxa de rotatividade baixa.

No post de hoje, reunimos algumas dicas de como reter talentos para que seu posto de combustível gere ainda mais resultados positivos. Confira!

Faça uma pesquisa interna em seu posto de combustível

A construção de um ambiente interno acolhedor faz parte das responsabilidades de um gestor. E, para que isso aconteça de forma justa, é preciso entender como está o clima organizacional do posto de combustível.

Os valores da empresa estão alinhados com os dos funcionários? Existe um plano de carreira claro para todos? Feedbacks são dados quando ocorre algum problema? O gestor precisa saber responder a essas perguntas para conseguir reter talentos no posto de combustível.

Por isso, escutar as reclamações, descobrir porque os funcionários pedem demissão e as razões pelas quais um funcionário teve que ser demitido são atitudes necessárias para fazer um diagnóstico real do posto.

A partir daí, fica mais fácil descobrir quais soluções devem ser colocadas em prática para reter talentos, gerar mais resultados positivos e ter um ambiente de trabalho melhor para todos.

Descubra o que motiva seus funcionários

É fato que uma equipe motivada tem um nível de produtividade maior, mas é um mito que os funcionários que ganham mais são os que mais entregam resultados. As necessidades são muito pessoais e nem sempre é preciso desembolsar muito dinheiro para motivar sua equipe.

Reconhecer por um trabalho bem feito pode ser realizado de diversas maneiras e é a chave para diminuir os gastos com a alta rotatividade de funcionários. Uma folga, um elogio na frente de todos e pequenas recompensas como um vale cinema ou jantar são apenas alguns exemplos que podem ser aplicados. As melhorias podem ser percebidas rapidamente no clima e na animação da equipe.

O desafio está em descobrir o que motiva cada funcionário da sua equipe. Por isso, a etapa da avaliação interna é importante para que o gestor tenha informações que sustentem suas decisões.

Invista em capacitação por competência

É muito frustrante treinar um funcionário e ele deixar a empresa poucos meses depois. Entretanto, apesar de desgastante, é preciso investir em capacitação e treinamentos para manter a equipe unida e motivada.

O gestor não deve classificar os treinamentos como custos, mas como investimentos necessários para reter talentos. É uma estratégia para diminuir a rotatividade desde que cada funcionário possa aprender algo que melhore suas competências no trabalho.

Consequentemente, a equipe poderá tomar decisões estratégicas de forma mais consciente, gerar mais vendas, aumentar o ticket médio, atender melhor o cliente, sugerir melhorias para o posto, entre outros resultados positivos.

Avalie se as escalas possuem critérios claros

Geralmente, um posto de combustível tem demanda de plantões, horas extras e turnos nos finais de semana. As decisões finais são do gestor do posto de combustível, mas se a distribuição das funções e escalas não é clara, os funcionários não se sentirão motivados para trabalhar no local.

Para reter talentos, é necessário avaliar se as escalas possuem um rodízio ou são feitas de acordo com a preferência do gestor. Reverter essa situação pode trazer ganhos com produtividade e eficiência para o posto.

Agora que você sabe como reter talentos exige planejamento, tempo e dedicação, aproveite para descobrir como diminuir gastos com turnover em postos de combustível. Cuide bem do seu negócio e garanta sempre os melhores resultados!

 

Gostou do texto?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X Cadastre-se Faça seu cadastro e receba no seu email tudo sobre marketing digital! Não enviaremos spam!