Desafios de gestão de pessoas: quais são e como vencê-los em meu posto de combustível?
A rotina de trabalho de um posto de combustíveis não pode ser comparada a de um escritório ou outra empresa de produção de bens. Porém, um aspecto comum à gestão de negócios — especialmente em outras organizações prestadoras de serviço — é a necessidade de uma gestão de pessoas eficiente e funcional.
Em qualquer área ou ramo de atuação, os trabalhadores são o maior ativo da empresa: sua força de trabalho é indispensável para o sucesso do empreendimento. Quando mal administrada, portanto, isso pode trazer consequências graves para o faturamento, para a lucratividade e a produtividade.
Em um posto de combustíveis, é ainda mais fácil perceber a influência da gestão de pessoas nos resultados do negócio: o bom atendimento é o principal fator gerador do marketing boca a boca.
Por isso, é importante se manter atualizado e preparado lidar com as demandas diárias e conquistar uma equipe proativa, confiável e alinhada com os objetivos da empresa. Quer saber como vencer os principais desafios da gestão de pessoas em um posto de combustíveis? Confira:
1. Manter a equipe motivada
Sem dúvida nenhuma, incentivar e manter a motivação dos funcionários e colaboradores é um dos maiores desafios dos gestores atualmente.
Para conquistar trabalhadores comprometidos com a empresa e dedicados ao seu trabalho, o administrador pode recorrer à benefícios salariais (bonificações e gratificações), a elaboração de um plano de carreira, a abertura de oportunidades para funcionários que se destacarem ou até mesmo adotar horários flexíveis e escalas de trabalho com jornadas reduzidas.
2. Desenvolver as habilidades dos colaboradores
Não basta selecionar os candidatos mais adequados para cada função dentro do posto de combustíveis. É preciso investir em treinamento, desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, especialmente em uma área que exige dinamismo e eficiência de todo o quadro de trabalhadores.
Cursos, treinamentos e workshops preparam os funcionários para a rotina de trabalho, melhoram a imagem da empresa perante seus colaboradores e clientes, e aumentam a segurança no dia a dia.
3. Reter e recompensar os talentos
O processo de seleção identifica os potenciais talentos, e a empresa deve investir em seu treinamento e qualificação para que sejam melhores aproveitados na organização. Mas como reter e recompensar esses talentos, evitando que deixem a empresa após algum tempo?
Reter talentos é uma das maiores responsabilidades na gestão de pessoas, e envolve valorizar os funcionários, oferecer oportunidades de melhora dentro da organização, criar planos de benefícios personalizados que atendam às suas necessidades e principalmente manter aberto o canal de comunicação com os colaboradores.
4. Manter o clima organizacional positivo
O clima organizacional em um posto de combustíveis não envolve apenas o fator físico (ou seja, a estrutura do ambiente destinado aos funcionários durante a jornada de trabalho, considerando especialmente a segurança).
Um dos principais desafios na gestão de pessoas é atuar de forma a prevenir ou resolver os conflitos entre os funcionários e colaboradores, contribuindo para manter o local de trabalho agradável e produtivo. Uma boa forma de conseguir isso é investir nas relações interpessoais, incentivando o trabalho em grupo e o bom relacionamento entre os setores.
Um bom planejamento estratégico é indispensável para atuar de forma eficaz e produtiva na gestão de pessoas em um posto de combustíveis. O gestor deve estar preparado para lidar com os desafios diários dessa área e estimular os colaboradores de forma natural e eficiente.
E você, como lida com os desafios na gestão de pessoas em seu posto de combustível? Compartilhe nosso artigo nas redes sociais e colabore para que seus seguidores administrem seus negócios!
Olá bom dia!!
Muito boa matéria
Obrigado
Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.
Que ótimo que nossas dicas estão sendo úteis para você 😀
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br
Gostaria de saber se tem aulas presenciais sobre como administrar um posto de combustível??
Olá. Obrigado por sua visita ao Blog do Minaspetro.
Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br