Confira 6 dicas para atrair mais clientes para o seu posto de combustível
Para se destacar da concorrência e atrair clientes, o posto de combustível deve se posicionar como a melhor opção para o motorista. No meio de tantas ofertas, é importante saber se diferenciar e oferecer aquele algo a mais que trará os clientes para o seu estabelecimento.
Para ajudar você nessa missão, listamos aqui 6 dicas práticas e muito eficientes para atrair clientes ao seu posto de combustível. Continue a leitura e confira!
1. Invista no treinamento da sua equipe
Sua equipe é a porta de entrada do posto de combustível. Se o motorista se deparar com frentistas mal educados ou despreparados, além de não voltar mais, ele certamente fará propaganda negativa entre seus conhecidos.
Para não correr esse risco, treine bem sua equipe. Além dos cumprimentos básicos, o frentista deve saber fazer perguntas bem educadas para verificar o que o motorista quer.
Durante o treinamento, destaque que o funcionário jamais deve derrubar combustível na lataria do carro, pois isso irrita muito os clientes. Além disso, durante o abastecimento, o frentista pode aproveitar para perguntar se o cliente quer algum outro serviço, como calibrar os pneus, checar o óleo ou lavar os para-brisas.
Esse tipo de cuidado e atenção são a diferença que pode fazer o cliente decidir voltar ao seu posto. Além disso, investir no treinamento dos funcionários os mantêm motivados, pois demonstra a atenção que você dá a eles.
2. Dê atenção especial à segurança
O posto de combustível deve estar especialmente atento à questão da segurança. No estabelecimento, a movimentação financeira é intensa e acontece, na maior parte das vezes, ao ar livre. Por isso, vale a pena investir em seguranças particulares.
A sensação de segurança, principalmente quando o cliente abastece à noite, é fundamental para ele voltar. Caso o motorista se sinta confortável no seu posto de combustível, ele irá procurá-lo sempre que precisar!
3. Mantenha o posto de combustível limpo e organizado
Nada mais frustrante do que entrar em um local de serviço e encontrá-lo todo bagunçado, não é mesmo? Em um posto, a sensação é a mesma. Portanto, reserve um local para baldes e trapos, e mantenha as latas que serão descartadas em um local apropriado.
No quesito organização, sinalize bem as entradas e saídas. Além disso, no momento de descarga de combustível, vale a pena isolar bem o local onde o caminhão estiver estacionado.
Também recomendamos planejar o posto de maneira que a área de calibração de pneus fique próxima ao abastecimento. Isso facilita o trabalho do frentista e, ainda por cima, não obriga o motorista a ter que deslocar o carro para esse serviço.
4. Amplie o mix de serviços
Seu posto de combustível pode ser uma verdadeira central de cuidados com o carro! Que tal oferecer lavagem rápida, por exemplo? Planeje também um local para troca de óleo e para a check-list de itens de segurança, como freios, filtros e pneus.
Esses serviços adicionais serão muito bem-vindos na hora de fidelizar o cliente, como mostraremos no próximo item.
5. Fidelize para atrair clientes
Agregue valor ao serviço que você oferece. Planejar promoções que farão com que o cliente retorne naturalmente é uma excelente opção, assim como oferecer uma lavagem rápida gratuita para o motorista que gastar um valor mínimo no estabelecimento.
Pense também em criar um plano de acúmulo de pontos. Com ele, ao alcançar determinada quantidade, o cliente ganha um desconto na troca de óleo ou no checklist de segurança, por exemplo.
E que tal firmar parcerias com comércios próximos ao seu posto de combustível? O abastecimento pode gerar descontos numa loja vizinha, e vice-versa. Assim, você se integra mais fortemente à comunidade e aumenta o alcance do seu serviço.
6. Promova a loja de conveniência
Um cliente abastecendo que resolve comprar uma água ou chocolate, outro motorista com fome e que deseje fazer um lanche rápido… A loja de conveniência está repleta de oportunidades!
Mantenha-a organizada e pense em promoções, como combos de bebida+salgados/sanduíches. Descontos no estilo “compre três, pague dois” também são ótimas estratégias.
Pronto para colocar em prática nossas dicas de como atrair clientes para seu posto de combustível? Então não deixe de conferir também os principais erros de gestão para evitar no seu estabelecimento!
sou novo no ramo de posto de gasolina, gostaria de saber onde procurar informações honestas para ter sucesso no meu empreendimento, grato pela atenção.
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Primeiramente, lhe desejamos boas-vindas ao segmento.
Nossa sugestão é que você procure o Sindicato dos postos da sua região. Caso seja de Minas Gerais, entre em contato conosco: (31) 2108-6500 / 0800 005 6500.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas.
Assessoria de Comunicação do Minaspetro – ascom@minaspetro.com.br